Preparando caminhos para a leitura turma 01
Apresentação
No ano letivo 2022-23, foi iniciada a implementação de um projeto de desenvolvimento de competências linguísticas, com crianças do último ano do ensino pré-escolar, que visou a promoção de capacidades facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita. A existência de evidências de que crianças com mais competências linguísticas na entrada no ensino formal obtêm melhores resultados nessa área ao longo da escolaridade, fundamenta a necessidade de promover um trabalho estruturado e universal com as crianças no ensino pré-escolar. Esta ação permite abranger, de uma forma transversal, todos os alunos do agrupamento (a longo prazo) e ser uma medida de apoio ao sucesso educativo, através da capacitação de docentes e da criação de recursos facilitadores das práticas. Facultar, aos docentes, ferramentas que sejam facilitadoras e estimulem a literacia emergente no ensino pré-escolar constitui uma alavanca para o sucesso educativo dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do Grupo de recrutamento 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Grupo de recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Grupo de recrutamento 110.
Objetivos
- Integrar, nas práticas usuais, estratégias intencionais de estimulação das competências essenciais para a aprendizagem da leitura e da escrita; - Facultar estratégias de intervenção para prevenir dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita, recorrendo a instrumentos e atividades específicas promotoras da literacia emergente; - Explorar materiais didáticos e identificar objetivos subjacentes à sua utilização, através da partilha de ideias e práticas; - Construir materiais de intervenção focados na estimulação de competências preditoras da aprendizagem da leitura e da escrita; - Promover hábitos de monitorização do impacto das atividades na evolução dos alunos; - Elaborar um portfólio de materiais para a intervenção estruturada.
Conteúdos
SESSÕES PRESENCIAIS: 1. Apresentação do programa Melhorfalar/Melhorler: aplicação e resultados no ano letivo 2022-23. 2. Fundamentação teórica sobre literacia emergente. 3. Consciência Fonológica na aprendizagem da leitura e da escrita. 4. Nomeação Rápida na aprendizagem da leitura e da escrita. 5. Estruturação de intervenções e planificação de atividades. 6. Identificação e construção de materiais específicos, sua utilização e exploração. TRABALHO AUTÓNOMO: 1. Construção de materiais específicos, sua utilização e exploração. 2. Implementação das atividades em contexto educativo. 3. Elaboração de portfólios de materiais que constituam um recurso disponível para todos os docentes do agrupamento.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: 1. Participação nas sessões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções) (20%); 2. Portefólio com a recolha dos trabalhos realizados ao longo da oficina e complementado com um plano de ação e avaliação (50%); 3. Apresentação de evidências da utilização dos recursos produzidos (30%).
Bibliografia
Albuquerque, C. P. (2017). Rapid naming: The importance of different reading and spelling dimensions. Avances en Psicología Latinoamericana, 35(1), pp. 4360.Cruz, J., Pinto, P., Almeida, M. e Constante, P. (2014) Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB. Análise Psicológica, 32, pp. 245-257, disponível em https://www.researchgate.net/publication/274461197_Contribuicao_da_literacia_emergente_para_o_desempenho_em_leitura_no_final_do_1_CEB.Stappean, C. e Raybroeck, M. (2018). Phonological Awareness and Rapid Automatized Naming Are Independent Phonological Competencies With Specific Impacts on Word Reading and Spelling: An Intervention Study. Frontiers in Psychology, 9, março, disponível em https://www.researchgate.net/publication/323730463_Phonological_Awareness_and_Rapid_Automatized_Naming_Are_Independent_Phonological_Competencies_With_Specific_Impacts_on_Word_Reading_and_Spelling_An_Intervention_Study (última consulta em 02/06/2023).Viana, F. L. e Ribeiro, I. (2017). Falar, ler e escrever. Lusoinfo Multimédia.
Formador
Susana Maria dos Santos Franco Orosa
Maria Teresa de Jesus Vieira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-12-2023 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-01-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 16-01-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 23-01-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 06-02-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |