Bem-vindos… e agora? – Dinâmicas facilitadoras à integração em turma turma T1
Apresentação
O início de um novo ciclo, numa nova escola e numa nova turma podem ser fatores de risco na integração das crianças no início de um novo letivo. Pretende-se, com esta ACD, facilitar a integração dos alunos de 5º e 7º anos de escolaridade, melhorar a qualidade das interações sociais e, com isso, prevenir a ocorrência de conflitos entre pares, bem como o isolamento de algumas crianças. Tendo em conta o papel fundamental do professor enquanto mediador destas interações e a importância do impacto do início do ano letivo, pretende-se facilitar a acessibilidade dos docentes a dinâmicas e estratégias práticas promotoras de relações interpessoais positivas.
Destinatários
Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
a) Capacitar os docentes com dinâmicas facilitadoras de relações interpessoais b) Promover a qualidade das interações sociais entre os alunos c) Melhorar a inclusão e bem-estar dos alunos que iniciam um novo ciclo
Conteúdos
O papel da relação humana na relação pedagógica e na qualidade do ensino
Metodologias
Presencial
Avaliação
A certificação implica a frequência da totalidade da formação, bem como o registo de assiduidade
Formador
Mariana Jorge Gaspar Santos
Patrícia Alexandra Fonseca Oliveira