Conversas de abril – Jornalismo e Competitividade antes e após o 25 de Abril turma T1
Apresentação
O Projeto “Conversas de abril” é uma iniciativa assumida pelo Município de Leiria, em conjunto com um vasto conjunto de parceiros e cujo principal propósito é envolver professores de escolas/agrupamentos de escolas numa reflexão sobre as circunstâncias que desencadearam a revolução do 25 de abril de 1974, designadamente na região de Leiria, e, por outro lado, perspetivar uma análise participada das alterações e impactos políticos, sociais, económicos e culturais que tiveram lugar ao longo dos 50 Anos do 25 de Abril.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Dar a conhecer o jornalismo de dados, ainda pouco usado no panorama da comunicação social em Portugal; 2. Refletir sobre a censura de há 50 anos vs. a atual grande quantidade de informação na atualidade; 3. Promover o conhecimento sobre a diversificação e a transparência na informação; 4. Fomentar uma maior capacitação do público consumidor da informação jornalística; 5. Analisar a competitividade antes e depois do 25 abril de 1974.
Conteúdos
1. As diferenças entre o jornalismo, a pesquisa de dados antes e após o 25 de abril: 1.1. A censura à atividade jornalística; 1.2. Os desafios da atualidade à atividade jornalística: o jornalismo de dados como uma solução de futuro, quer na promoção da diversificação e da transparência na informação, quer numa maior capacitação do público consumidor deste tipo de informação. 2. A competitividade antes e depois do 25 de abril de 1974.
Metodologias
Presencial - debate
Avaliação
A certificação implica a frequência da totalidade da formação, bem como o registo da assiduidade
Observações
Ana Pinto Martinho, Raquel Albuquerque; João Confraria, Amado da Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-09-2023 (Sexta-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
2 | 26-10-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |