Iniciação à Atividade Física e Desportiva em Crianças e Jovens com NEE turma 01
Apresentação
É fundamental apostar nas competências dos professores do ensino básico e secundário, no que diz respeito às áreas da atividade física e desporto adaptado. As competências a adquirir pelos professores nas áreas da atividade física e desporto para pessoas com deficiência são determinantes para contribuir o mais cedo possível na atuação e operacionalização de atividade física e desportiva ao nível dos alunos com necessidades educativas e formativas dos alunos com deficiência. Também a continuidade da formação dos vários responsáveis é imprescindível para consolidar saberes, aprofundar atitudes e aumentar a autoconfiança dos professores, com vista a uma verdadeira mudança e atualização nas suas práticas didático-pedagógicas com alunos com necessidades educativas especiais, proporcionando ao aluno com deficiência uma melhor e verdadeira inclusão na escola.
Destinatários
Professores dos Grupos 260, 620, 910, 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620, 910, 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620, 910, 930.
Objetivos
- Sensibilizar os professores para a importância da operacionalização do desporto e atividade física para pessoas com deficiência; - Desmistificar alguns conceitos relativos à atividade física e desporto para pessoas com deficiência; - Abordar modelos e estratégias de trabalho que possibilitem uma intervenção no âmbito da implementação de desporto e atividade física para pessoas com deficiência, nomeadamente a participação e organização de eventos desportivos acessíveis a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, organizar atividades físicas inclusivas e combater a inatividade física; - Aplicar e produzir materiais didáticos de promoção de atividade física e desporto para pessoas com deficiência (Boccia, Goalball e Polybat, Rugby em Cadeira de Rodas e Natação Adaptada); - Informar acerca das estruturas e modelos de desporto para pessoas com deficiência.
Conteúdos
- Módulo I (On-line) (1h) Atividade física e desporto para pessoas com deficiência: definições, conceitos e organização do desporto para pessoas com deficiência - Módulo II (On-line) (2h) Modelos e estratégias de trabalho na aula de educação física na deficiência auditiva visual e paralisia cerebral: comunicação, adaptações dos materiais, limitações e capacidades de prática. Bárbara Dias; Modelos e estratégias de trabalho na aula de educação física na deficiência motora e na dificuldade intelectual e desenvolvimental: comunicação, adaptações dos materiais, limitações e capacidades de prática. - Modulo III (Presencial) Modalidades de Desporto Adaptado Apresentação e Iniciação à Prática. o Apresentação das modalidades de Boccia, Goalball e Polybat, Rugby em Cadeira de Rodas (2h) o Iniciação à pratica das modalidades de Boccia, Rugby em Cadeira de Rodas, Polybat e Goalball: dinâmica de jogo, regras, aspetos técnicos e táticos, estratégias de ensino e aprendizagem. (3,5h) o Apresentação e iniciação à pratica da Natação Adaptada: regras, aspetos técnicos, estratégias de ensino e aprendizagem (2,5h) - Módulo IV (2h) On-line Apresentação de vídeos pelos Formandos e Discussão de Caso
Metodologias
Sessões teóricas on-line e teórico-práticas presenciais Apresentação recorrendo a slides; Apresentação de vídeos; Exposição Oral e Debates; Trabalho de Grupo. Sessões práticas Apresentação dos conteúdos recorrendo a dinâmicas; Experimentação e dinamização das modalidades abordadas no programa.
Avaliação
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa. Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10 valores, conforme indicado nos n.os 5 e 6 do artigo 4.a do Despacho n.o 4595/2015, DR, 2.a série, N.o 87, de 6 de Maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelo CFAE, a saber: 40% para participação e 60% para produção de um projeto de intervenção no âmbito da implementação de desporto e atividade física para pessoas com deficiência
Bibliografia
Inclusive Fitness Trainer ACSM, first editionTeaching Disability Sport Ronald W Davis, second editionAdapted Physical Activity Recreation, and Sport Claudine Sherrill, sixth editionDiversity in sport organization George B. Cunningham, second edition
Observações
A data de término foi alterada de 15 para 21 de novembro.
Formador
Carlota Cláudia Leão Martins Ribeiro da Cunha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-10-2023 (Segunda-feira) | 20:00 - 23:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 18-10-2023 (Quarta-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 21-10-2023 (Sábado) | 09:00 - 11:00 | 2:00 | Presencial |
4 | 21-10-2023 (Sábado) | 11:00 - 13:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 21-10-2023 (Sábado) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
6 | 21-10-2023 (Sábado) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
7 | 21-11-2023 (Terça-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online síncrona |