No trilho das matas - Marinha Grande turma 01
Apresentação
A valorização da componente local do currículo assume um papel determinante na gestão curricular e na promoção de projetos interdisciplinares e transdisciplinares. Neste contexto, junto da comunidade escolar, dar a conhecer o museu Joaquim Correia e a figura do poeta Afonso Lopes Vieira e os traços da sua vivência na atual Casa-Museu, em S. Pedro de Moel, constitui a base de trabalho para esta ação de curta duração dirigida a professores de diferentes ciclos de ensino e grupos disciplinares. Esta ação terá duas etapas: A primeira etapa integra uma visita de estudo ao museu Joaquim Correia (Marinha Grande) e uma visita encenada à Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em S. Pedro de Moel, para dar a conhecer a vida e obra do poeta e o seu impacto no território. Na segunda parte, criar-se-á um espaço de reflexão que propicie a capacitação dos docentes, para o desenvolvimento de Domínios de Autonomia Curricular (DAC), no âmbito da temática supra exposta, através do poder educativo das artes e dos patrimónios. Assim, pretende-se desenvolver um planeamento curricular que facilite a integração de saberes e promova aprendizagens significativas, para todos os alunos, desenvolvendo nestes a autonomia, o espírito crítico, a criatividade, adotando práticas pedagógicas capazes de promover uma maior implicação dos alunos nas aprendizagens a realizar, como sendo a metodologia de projeto, o trabalho prático e experimental; atividades cooperativas de aprendizagem. Este planeamento possibilitará diferentes abordagens a temas que possam ser explorados, articuladamente, entre várias disciplinas, criando espaços de liberdade para a construção pessoal e coletiva: lugares e tempos de questionamento e abertura, mobilizando saberes em ação e o desenvolvimento das competências no âmbito do Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
I - Conhecer o Museu Joaquim Correia e recurso didático “Projeta-me no museu”; conhecer a Casa-Museu; conhecer a vida e a obra de Afonso Lopes Vieira; II- Refletir sobre a importância da implementação de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) no contexto da legislação em vigor; III - Operacionalizar /planificar DAC, em equipas multidisciplinares, recorrendo às áreas artísticas e aos patrimónios como suporte de aprendizagens; IV - Partilhar boas práticas de trabalhos em DAC.
Conteúdos
- Museu Joaquim Correia e o Recurso “Projeta-me”; - Vida e Obra de Afonso Lopes Vieira - A importância da implementação de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) no contexto da legislação em vigor; - Princípios para a planificação e concretização de DAC; - O poder educativo das artes e dos patrimónios como facilitador dos trabalhos em DAC; - Metodologia de trabalho de projeto.
Metodologias
Exploratória.
Avaliação
Certificação condicionada à frequência da totalidade da formação e registo de presença.
Modelo
Questionário online
Formador
Dina Maria de Oliveira Soares
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-09-2023 (Terça-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 05-09-2023 (Terça-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |