VI Encontro LeiriMar - (Des)construir dinâmicas locais e regionais para uma Educação com futuro turma T04

Apresentação

No contexto atual de pós-pandemia, o processo de aprendizagem e o desenvolvimento psicopedagógico e motor das crianças e jovens sofreram um impacto tremendo que urge ultrapassar. Como resposta, as políticas educativas explicitaram uma forma orientadora com a publicação de um plano integrado para a recuperação e consolidação das aprendizagens dos alunos no ensino básico e secundário e de mitigação das desigualdades decorrentes dos efeitos da pandemia. Neste sentido, a Escola, enquanto local de aprendizagem para a vida em sociedade, surge, cada vez mais, como espaço de desenvolvimento de um conhecimento holístico que compreenda: a avaliação como processo de fazer aprender; os princípios da educação inclusiva de acordo com uma abordagem whole-school; o potencial agregador e de desenvolvimento de relações informais na comunidade escolar, designadamente através das artes e da prática desportiva; uma abordagem interventiva da educação cívica; uma dimensão experimental no ensino. Assim, este curso concretiza-se num Encontro que visa potenciar a construção de um pensamento crítico sobre a avaliação como aprendizagem, os princípios da educação inclusiva, a importância das artes e da educação física na comunidade escolar, a Educação para a Cidadania, a dimensão experimental no ensino. Para além das orientações de índole nacional, é premente fortalecer as redes de partilha entre os professores das escolas associadas e os vários agentes educativos locais e regionais, olhar para as dinâmicas, parcerias e os recursos existentes como potenciadores da construção de processos de ensino integrados, conducentes ao desenvolvimento das competências e aprendizagens dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Consolidar a cultura de cooperação em rede das escolas entre si e com outras entidades parceiras para proporcionar uma apropriação mútua das oportunidades e desafios educativos existentes; 2. Aceder a quadros conceptuais e teóricos que enquadrem as diferentes temáticas propostas, bem como estudos realizados; 3. Refletir sobre metodologias que permitam otimizar processos e estratégias de avaliação pedagógica; 4. Conhecer estratégias e metodologias inovadoras de trabalho colaborativo, flexibilização curricular e articulação; 5. Promover a reflexão sobre a comunicação organizacional e a relação pedagógica; 6. Mobilizar a comunidade educativa para a importância dos temas em questão, mediante discussão e trocas de experiências entre os diversos agentes ligados ao mundo da educação e formação e ao mundo do trabalho; 7. Divulgar trabalhos, projetos e iniciativas que possam constituir-se como boas práticas, favorecendo a criação de um efeito multiplicador.

Conteúdos

Jornada 1 (6h30) Receção dos formandos, sessão de abertura e apresentação dos objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação (0h30) Painel 1 | A escola do presente: do contexto nacional ao local – (3h00): A escola do presente - do contexto nacional ao local; Aprender e avaliar nas escolas do presente; Práticas inclusivas para todos?; A Arte como aprendizagem – “Indisciplinar” a escola é preciso?. Mesa redonda| O território como espaço para (des)construir dinâmicas e aprendizagens – (3h00) Apresentação de projetos e atividades de diversas entidades e organizações regionais e locais, com moderação e debate final, envolvendo as seguintes entidades: Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria, Município de Leiria, Município da Marinha Grande, Associações Empresariais e Outras associações, Museus e Clubes Regionais. Jornada 2 (7h00) Painel 2 | Desenvolvimento de dinâmicas e atividades pedagógicas – Workshops (2h30) - Conceção e desenvolvimento de atividades e dinâmicas pedagógicas - Contributo das temáticas para o desenvolvimento de metodologias ativas na sala de aula Temáticas dos workshops: Práticas de avaliação pedagógica Comunicação (inter)organizacional Educação para a Cidadania Metodologias ativas Artes na Escola Práticas STEAM Atividade física, inclusão e aprendizagem Potencialidades das Bibliotecas Escolares Painel 3 | Desenvolvimento de dinâmicas e atividades pedagógicas – Workshops (2h30) - Conceção e desenvolvimento de atividades e dinâmicas pedagógicas - Contributo das temáticas para o desenvolvimento de metodologias ativas na sala de aula Temáticas dos workshops: Práticas de avaliação pedagógica Comunicação (inter)organizacional Educação para a Cidadania Metodologias ativas Artes na Escola Práticas STEAM Atividade física, inclusão e aprendizagem Potencialidades das Bibliotecas Escolares Painel 4 | Partilha/reflexão plenária sobre as experiências dos workshops (2h00) Realização da avaliação da ação e apresentação dos resultados em formato de reflexão individual (1h30)

Metodologias

Esta ação de formação engloba diversas metodologias e será organizada em 4 sessões com duração final de 15 horas. O(s) formador(es), no início da primeira sessão, apresentarão os objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação (30 min). O painel de formação 1 e a mesa redonda serão organizados de modo a que os formandos participem em sessões plenárias; os painéis 2 e 3 realizam-se em regime de workshop, em que o grande grupo é dividido em grupos de trabalho, devendo cada formando frequentar dois workshops distintos. A sessão final, painel 4, realiza-se, no final da ação, para partilha/reflexão plenária sobre as experiências dos workshops. As sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas, sendo utilizados os métodos: expositivo, interrogativo e ativo, abrangendo, entre outras, as seguintes metodologias específicas: (1) Dinâmica de Grupo; (2) Debate; (3) Exposição Oral; (4) Trabalho colaborativo; (5) Trabalho Individual; (6) Tentativa e Descoberta; (7) Interação; (8) Análise de dados.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A avaliação será baseada nos dois itens seguintes: • Participação e contributos dos docentes durante o Encontro. • Um relatório de reflexão individual, a enviar até 15 dias após o término da formação, com um máximo de 3 páginas, sobre o percurso e as experiências de enriquecimento profissional desenvolvidas ao longo da participação nos painéis/workshops, integrando uma análise reflexiva que envolva, pelo menos, uma das comunicações apresentadas. Creditação final de acordo com o regulamento da modalidade. A certificação da Ação será efetuada de acordo com a legislação em vigor.

Bibliografia

Cordeiro, A. M. Rochette; Alcoforado, Luís; Ferreira, A. Gomes (Coords.) (2014) Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável, Coimbra: DG-FLUC.Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas.Matos, M. G. (2021).Nóvoa, A. (2009). Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education.

Formador

Nelson Cândido Pedrosa Marques Cardoso

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-07-2023 (Terça-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
2 11-07-2023 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 12-07-2023 (Quarta-feira) 10:00 - 12:30 2:30 Presencial
4 12-07-2023 (Quarta-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
5 12-07-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Presencial
Início: 11-07-2023
Fim: 12-07-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118253/22
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Esc. Sup. Educ. e Ciências Sociais e ES Rodrigues Lobo