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Organização e Gestão de Bibliotecas Escolares - Capacitação digital: uso das TIC âmbito do trabalho na Biblioteca Escolar (Módulo 1) turma 01

Apresentação

Em função do plano de atividades: A afirmação das novas tecnologias da informação e comunicação introduziu um novo paradigma educativo na escola atual. O livre acesso à informação colocou novas questões e desafios ao processo de ensino aprendizagem, bem como a aquisição de novas competências literácicas. A biblioteca escolar adquiriu um novo estatuto no âmbito do apoio ao currículo, instituindo-se como centro de aprendizagem e capacitação nos domínios das literacias da leitura, da informação e dos media. Neste contexto configura-se de grande interesse a proposta desta ação de formação, como contributo para a atualização dos percursos profissionais dos Assistentes Operacionais, parceiros fundamentais no apoio ao bom funcionamento da Biblioteca Escolar e como resposta eficaz e adequada às necessidades da comunidade educativa. Em função dos destinatários: A presente ação de formação, dirigida a Assistentes Operacionais, ou outras categorias que desempenhem funções nas Bibliotecas Escolares, resulta da necessidade de formar técnicos com conhecimentos e competências na área das Bibliotecas Escolares, que respondam às necessidades e exigências do novo paradigma educativo. Estes profissionais integram as equipas das Bibliotecas Escolares e desempenham um papel fundamental na organização e funcionamento destes centros de aprendizagem, funcionando como verdadeiros mediadores do acesso à informação. A aquisição de competências nos domínios da gestão dos serviços e dos recursos, bem como na promoção da leitura e das literacias da informação e dos media, constituem pilares fundamentais de competência profissional, que esta formação pretende assegurar a estes agentes educativos.

Destinatários

Assistentes Operacionais, Encarregados Operacionais a Assistentes Técnicos

Objetivos

1. Capacitar os assistentes operacionais no domínio das TIC, designadamente na utilização da plataforma Moodle, programas de edição de texto, imagem e vídeo, trabalho com folhas de cálculo e domínio aplicações utilizadas nas BE para curadoria de conteúdos e difusão da informação. 2. Refletir sobre a Sociedade da Informação e a importância das redes. 3. Compreender a biblioteca como elemento funcional de desenvolvimento pedagógico incorporado nas estruturas da escola, na RBE e na Sociedade da Informação e do Conhecimento. 4. Identificar o papel, missão, função e objetivos das Bibliotecas Escolares no contexto educativo formal e não formal. 5. Dominar procedimentos de organização e gestão documental no âmbito da Biblioteca Escolar. 6. Reconhecer a importância dos serviços da Biblioteca Escolar no apoio ao currículo e capacitação dos alunos nas diferentes literacias, nomeadamente da leitura, da informação e dos media. (…)

Conteúdos

- Plataforma Moodle: funcionalidades como plataforma de formação – 1h presencial + 1 h online assíncrona; - Plataforma Moodle: funcionalidades no processo de produção e difusão da informação no âmbito da Biblioteca Escolar – 1 hora presencial + 1h online assíncrona; - Programas de edição de texto, folhas de cálculo e criação de apresentações (Word, Excel e PowerPoint…) – 4h presenciais + 4h online assíncronas; - Programas de edição de imagem e vídeo (Paint e Adobe Spark Video…) – 3h presenciais + 2h online assíncronas; - Aplicações bibliotecas digitais e para curadoria de conteúdos (Calibre, Wakelet…) – 2h presenciais + 1h online assíncrona; - Blogues e redes sociais: princípios base de funcionamento e publicação de notícias – 1h presencial + 1h online assíncrona; - Cidadania digital: segurança, direitos de autor e proteção de dados – 3h presenciais.

Metodologias

- Realização de sessões teórico-práticas presenciais (mínimo de 50%) com apresentação dos conteúdos propostos e trabalhos individuais e/ou em grupo, sendo o tempo online síncrono ou assíncrono e destinado exclusivamente à realização de exercícios e trabalhos práticos. Demonstração do uso de programas, ferramentas e instrumentos ligados à gestão da Biblioteca Escolar seguidos de realização de exercícios práticos com os mesmos. Partilha de práticas relativas a procedimentos de organização e gestão da Biblioteca, reflexão e avaliação dessas práticas com o apontar de boas práticas em cada um dos domínios. Verificação das aprendizagens - oral e escrita - e observação da execução de um trabalho.

Avaliação

Expressão final da avaliação (quantitativa / qualitativa): Qualitativa Quantitativa (0 a 20 valores) Excelente 18-20 Muito Bom 15-17 Bom 13-14 Regular 10-12 Insuficiente <10

Modelo

Ponderação: * Participação / avaliação contínua 40% * Teste final + trabalhos 60%

Bibliografia

PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. O que queremos para o futuro das bibliotecas escolares [Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: http://www.rbe.mec.pt/np4/396 .html PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro Estratégico 2021-2027[Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890 fileName=qe__21.27.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Prioridades 20/21 escolares [Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/Prioridades.html PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. A Biblioteca Escolar no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola [Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/file/635/padde_be.pdf

Formador

Maria Lucília Marques dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-07-2023 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 03-07-2023 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online assíncrona
3 10-07-2023 (Segunda-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
4 11-07-2023 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
5 17-07-2023 (Segunda-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
6 17-07-2023 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online assíncrona
7 24-07-2023 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 03-07-2023
Fim: 24-07-2023
Acreditação: DGAE/1029/2023
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: ES Francisco Rodrigues Lobo e Plataforma de videoconferência