386

VI Encontro LeiriMar - (Des)construir dinâmicas locais e regionais para uma Educação com futuro turma T1

Apresentação

Em função do plano de atividades: Na continuidade da implementação das políticas educativas, torna-se importante proporcionar uma reflexão sobre o papel da Escola no contexto atual de pós-pandemia e na (re)estruturação dos pilares basilares para a construção de uma Educação que transborda as fronteiras físicas da Escola e acontece, cada vez mais, num ambiente digital. Assim, é fundamental criar, na Escola, momentos para a criação de olhares discernidos, centrados no essencial, com uma visão humanista sobre todos os atores educativos. É à luz do mais recente quadro legal e conceptual e dos atuais documentos curriculares que a Escola se deverá constituir como o foco para a construção de uma sociedade de esperança, assumindo-se como geradora da mudança, agregadora e mobilizadora de ideias e ideais, empreendedora no investimento humano e produtora de bens culturais e do bem-estar de toda a comunidade escolar. É este o enquadramento deste Encontro dos profissionais das escolas associadas ao CF de LeiriMar. Em função dos destinatários: Esta ação de formação concretiza-se num Encontro que visa criar momentos para a construção de um pensamento crítico sobre a importância e o papel da Escola como espaço físico e digital ao serviço de uma construção curricular que procure encontrar os equilíbrios e as participações necessárias dos diversos agentes educativos nos processos de aprender. Para além de robustecer as redes de partilha entre os profissionais da Educação das escolas associadas, este seminário propõe-se, ainda, a olhar para a autonomia e flexibilidade curricular, para o Plano Digital das Escolas, para a Educação Inclusiva e para a Estratégia da Educação para a Cidadania como potenciadores para a construção de processos integrados, articulados e/ou diferenciados conducentes, em última instância, ao desenvolvimento das competências dos alunos, com a participação de todos os profissionais da Educação das escolas.

Destinatários

Pessoal não docente; Assistentes Sociais, Animadores Culturais, Terapeutas Ocupacionais, Terapeutas da fala, Técnicos Especializados.

Objetivos

1. Consolidar a cultura de cooperação em rede das escolas entre si e com outras entidades parceiras para proporcionar uma apropriação mútua das oportunidades e desafios educativos existentes; 2. Aceder a quadros conceptuais e teóricos que enquadrem as diferentes temáticas propostas, bem como estudos realizados; 3. Refletir sobre metodologias que permitam otimizar processos e estratégias de avaliação pedagógica; 4. Conhecer estratégias e metodologias inovadoras de trabalho colaborativo, flexibilização curricular e articulação; 5. Promover a reflexão sobre a comunicação organizacional e a relação pedagógica; 6. Mobilizar a comunidade educativa para a importância dos temas em questão, mediante discussão e trocas de experiências entre os diversos agentes ligados ao mundo da educação e formação e ao mundo do trabalho; 7. Divulgar trabalhos, projetos e iniciativas que possam constituir-se como boas práticas, favorecendo a criação de um efeito multiplicador.

Conteúdos

Jornada 1 (6h30): Receção dos formandos, sessão de abertura e apresentação dos objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação (0h30) Painel 1 | A escola do presente: do contexto nacional ao local – (3h00): A escola do presente - do contexto nacional ao local; Aprender e avaliar nas escolas do presente; Práticas inclusivas para todos?; A Arte como aprendizagem – “Indisciplinar” a escola é preciso?. Mesa redonda| O território como espaço para (des)construir dinâmicas e aprendizagens – (3h00) Apresentação de projetos e atividades das escolas associadas, com moderação e debate final, envolvendo várias entidades locais e regionais. Jornada 2 (8h30): Painel 2 | Desenvolvimento de dinâmicas e atividades pedagógicas – Workshops (2h30) - Conceção e desenvolvimento de atividades e dinâmicas pedagógicas - Contributo das temáticas para o desenvolvimento de metodologias ativas na sala de aula Temáticas dos workshops (Selecionar um): Educação para a Cidadania Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação Artes na Escola Atividade física, inclusão e aprendizagem Potencialidades das Bibliotecas Escolares Painel 3 | Desenvolvimento de dinâmicas e atividades pedagógicas – Workshops (2h30) - Conceção e desenvolvimento de atividades e dinâmicas pedagógicas - Contributo das temáticas para o desenvolvimento de metodologias ativas na sala de aula Temáticas do workshop: Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação Painel 4 | Partilha/reflexão plenária sobre as experiências dos workshops (2h00) Realização da avaliação da ação e apresentação dos resultados em formato de reflexão individual (1h30)

Avaliação

Avaliação quantitativa e Avaliação qualitativa. Elaboração: - Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação. - Relatório final do formador

Modelo

Ponderação participação: 20%; Ponderação assiduidade: 30%; Ponderação testes/trabalhos escritos: 50%.

Bibliografia

Cordeiro, A. M. Rochette; Alcoforado, Luís; Ferreira, A. Gomes (Coords.) (2014) Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável, Coimbra: DG-FLUC. Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas. UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO – IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-andequity-education.

Formador

Nelson Cândido Pedrosa Marques Cardoso

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-07-2023 (Terça-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
2 11-07-2023 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 12-07-2023 (Quarta-feira) 10:00 - 12:30 2:30 Presencial
4 12-07-2023 (Quarta-feira) 14:00 - 20:00 6:00 Presencial
Início: 11-07-2023
Fim: 12-07-2023
Acreditação: DGAE/1030/2023
Modalidade: Seminário
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: ESECS - Leiria e ES Francisco Rodrigues Lobo