Implementação de Procedimentos e Critérios de Classificação na Avaliação Interna do Desempenho dos Docentes do Agrupamento [D. Dinis] turma 01
Apresentação
O regime de avaliação dos professores faz recair a responsabilidade principal da avaliação nos órgãos de direção da escola e nos coordenadores dos departamentos curriculares. Para dar resposta aos objetivos dessa avaliação, os professores avaliadores e avaliados têm de dominar um conjunto de competências que lhes permitam desenvolver um conjunto de tarefas a que não estavam familiarizados.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Ler e analisar os normativos da ADD; 2. Sensibilizar para a importância das funções e competências do Avaliador Interno no processo avaliativo; 3. Relacionar o sistema da classificação da avaliação do desempenho docente com a legislação em vigor; 4. Destacar o desenvolvimento de competências de avaliação interna no âmbito do quadro normativo de referência; 5. Promover a aplicação dos parâmetros internos e dos critérios da avaliação do desempenho docente propostos na classificação; 6. Articular os procedimentos no processo de avaliação e classificação do desempenho docente; 7. Clarificar as fases da tomada de decisão da classificação na Avaliação do Desempenho Docente.
Conteúdos
1. Enquadramento normativo da ADD 1.1-Perfil geral do desempenho profissional 1.2-Objetivos e organização da avaliação de desempenho 1.3- Referenciais e dimensões da avaliação de desempenho 1.4-Intervenientes no processo da avaliação 1.5-Processo da avaliação do desempenho 2. A progressão na carreira (ECD) e a relevância da ADD 2.1-A Progressão na carreira e a obtenção de vagas 2.2-O Regime da ADD (Geral e Especial) 2.3-Regimes Especiais da ADD 2.4-Os Universos da ADD e a aplicação dos Percentis 2.4.1-Dados globais do Agrupamento de Escolas D. Dinis; 2.4.2-Cálculo do n.º de EX e MB a atribuir no Agrupamento 3. O Sistema da avaliação interna do desempenho docente 3.1-As Competências do Avaliador Interno 3.1.1-Documentos/Modelos do Processo de Avaliação 3.2-Critérios de Classificação da avaliação do desempenho docente 3.3-Os documentos de registo da ADD aprovados pelo Conselho Pedagógico 3.4-A elaboração do Parecer do Relatório de Autoavaliação: Os parâmetros de avaliação/Tomada de decisão da classificação 3.5-Procedimentos especiais da ADD 4. Dimensão Prática: Análise e reflexão do teor do Relatório de Autoavaliação/ Tomada de decisão da Classificação 4.1-Análise do teor do Relatório de Autoavaliação: 4.1.1- Parâmetros Internos da ADD 4.1.2-Tomada de decisão da classificação do desempenho do docente 5. Etapas da decisão da classificação 5.1-Etapas da Avaliação Interna do Desempenho Docente; 5.2-Calendarização e Documentos/Modelos a entregar pelo Avaliador Intern
Metodologias
Teórico/Prática
Avaliação
Frequência da totalidade da ação
Formador
Dalila Maria Gomes de Sousa Moreira de Almeida