Práticas de avaliação em EMRC turma T1
Apresentação
A redefinição do Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, decorrente do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e da definição de Aprendizagens Essenciais, veio a recolocar no cerne da reflexão pedagógica e das preocupações educativas a reapropriação de conceitos, modalidades, natureza e finalidades das práticas avaliativas dos alunos. Educação Moral e Religião Católica dispõe do seu Programa (2014) e das Aprendizagens Essenciais (2018), enquanto documentos de orientação curricular para a planificação, concretização e avaliação do ensino e da aprendizagem, ordenadas à promoção das áreas de competência inscritas no PASEO. Todavia, a discussão epistemológica em curso sobre a natureza, finalidades e modalidades da avaliação, que alguns projetos de investigação e acompanhamento de avaliação pedagógica vêm propor às escolas (e.g. MAIA), carece de um aprofundamento reflexivo que venha a propiciar e a consubstanciar-se na conceção, construção e operacionalização de metodologias, técnicas, instrumentos, recursos e produtos relacionados com as práticas de avaliação em geral, e especificamente de EMRC. É neste sentido, o de corresponder às necessidades formativas dos docentes de EMRC da Diocese de Leiria-Fátima e de outros docentes / Dioceses interessados, que se justifica a proposta do presente Curso de Formação.
Destinatários
Professores do grupo de recrutamento 290
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 290. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 290.
Objetivos
Enumerar e priorizar processos de recolha de informação passíveis de utilização em EMRC para a avaliação dos alunos; Apreciar os referenciais respeitantes aos critérios de avaliação vigentes em cada Escola/Agrupamento, deduzir os princípios que presidiram à sua formulação e ensaiar formas de os adequar à natureza e finalidade de EMRC; Redefinir o conceito de avaliação sumativa, a(s) sua(s) finalidade(s) e as suas principais caraterísticas, articulando-a com a avaliação formativa; Avaliar da oportunidade pedagógica da elaboração de rubricas de avaliação, onde constem critérios e níveis de desempenho dos alunos, adaptados à disciplina de EMRC. Articular as aprendizagens essenciais de EMRC, os critérios e os níveis de desempenho nas práticas correntes de avaliação; Conceber e aplicar estratégias de feedback, no contexto de avaliação formativa e sumativa classificatória; Estruturar práticas de avaliação formativa em contextos de aprendizagem e ensino a distância; Produzir e contribuir para a construção de referenciais comuns de critérios de avaliação.
Conteúdos
1. Contributo de EMRC para a aquisição das competências previstas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. (2 horas) 2. Síntese das Aprendizagens Essenciais de EMRC por ano / ciclo de escolaridade, ordenada para a definição do que é desejável que os alunos saibam ou sejam capazes de fazer. (2 horas) 3. Elementos normativos e teórico-práticos para a compreensão do constructo de avaliação. (2 horas) 4. Princípios de didática específica de EMRC concernentes à avaliação. (2 horas) 5. Inferências e implicações teórico-práticas sobre a natureza, finalidades e modalidades da avaliação em EMRC. (2 horas) 6. Revisão crítica de práticas pedagógicas avaliativas à luz da discussão epistemológica em curso. (2 horas) 7. Elementos para a conceção de referenciais de avaliação: metodologias, técnicas, instrumentos, recursos e produtos. (2 horas) 8. Análise crítica do referencial comum de critérios de avaliação vigentes nas escolas / agrupamentos de proveniência dos formandos. (2 horas) 9. Identificação dos princípios e orientações que presidiram à formulação dos referenciais internos de cada escola / agrupamento sobre avaliação pedagógica: modalidades de avaliação e critérios de avaliação. (2 horas) 10. Conceção, construção e operacionalização de metodologias, técnicas, instrumentos, recursos e produtos relacionados com os referenciais internos e as práticas de avaliação, em geral, e especificamente de EMRC: avaliação formativa, avaliação sumativa, rubricas de avaliação, critérios de avaliação, níveis de desempenho dos alunos, feedback e contextos de aprendizagem e ensino a distância. (3 horas) 11. Apresentação e apreciação crítica dos produtos concebidos no domínio de práticas avaliativas. (4 horas)
Metodologias
O curso consiste em 25 horas, estruturadas em sessões teórico-práticas presenciais e a distância (síncronas e assíncronas) no decurso das quais serão implementadas as seguintes metodologias: análise documental, plenários de debates e reflexão, partilha de experiências, análise de casos, produção e apresentação de recursos pedagógico-didáticos e partilha de metodologias. Implementar-se-á uma metodologia interativa e colaborativa que privilegie a ação, a produção, a reflexão e a assunção crítica de opções pedagógico-didáticas sustentadas. Incentivar-se-á a exploração de recursos e documentos, a partilha de reflexões e a discussão orientada sobre temáticas específicas. Prevê-se que os conteúdos abordados e os materiais produzidos prolonguem no tempo os efeitos da ação. As sessões serão dinamizadas através das tecnologias de informação e comunicação e compreenderão modalidades e recursos diversificados de exposição e comunicação.
Avaliação
- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. - A avaliação dos formandos será contínua e assentará na participação nas dinâmicas das sessões presenciais, síncronas e assíncronas, bem como a produção, apresentação e apreciação crítica das propostas de e-atividades concebidas pelos formandos, que mobilizem as competências teórico-práticas adquiridas. - A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor e que a seguir se explicita: Excelente: de 9 a 10 valores; Muito Bom: de 8 a 8,9 valores; Bom: de 6,5 a 7,9 valores; Regular: de 5 a 6,4 valores; Insuficiente: de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
AA.VV. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. [PDF] Disponível em http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2018). Aprendizagens Essenciais. Articulação com o Perfil dos Alunos. Educação Moral e Religiosa Católica. [PDF] Disponível em http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basicoCONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA (2006) Educação Moral e Religiosa Católica: um valioso contributo para a formação da personalidade. CEP FERNANDES, D. (2019-2020). Avaliação formativa | Avaliação sumativa | Critérios de Avaliação | Rubricas de Avaliação | Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Fundamentos). Folha(s) de apoio à formação. Projeto MAIA. Lisboa: IE da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação. MACHADO, E. A. (2019). Feedback | (2020) Práticas de avaliação formativa em contextos de aprendizagem e ensino a distância. Folha(s) de apoio à formação Projeto MAIA. Lisboa: IE da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação.
Formador
António Manuel Branco Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-06-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 12-06-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 15-06-2023 (Quinta-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online síncrona |
4 | 19-06-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 22-06-2023 (Quinta-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online síncrona |
6 | 26-06-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 29-06-2023 (Quinta-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online síncrona |
8 | 03-07-2023 (Segunda-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Online assíncrona |
9 | 04-07-2023 (Terça-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online síncrona |
10 | 08-07-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |