Super Iguais – A diversidade de género na Escola turma T1
Apresentação
Esta jornada de formação pertence a um conjunto de 3 jornadas, de 6 horas cada, dinamizadas com o intuito de trabalhar com o pessoal não docente das categorias profissionais de assistentes operacionais e assistentes técnicos/as as temáticas da igualdade de género, da não discriminação e da não violência. Nesta jornada específica serão trabalhados os conteúdos atinentes às diversas Orientações Sexuais, Identidades e Expressões de Género. Nas outras 2, serão trabalhados os conteúdos relativos à igualdade de género e das diferentes violências, nomeadamente as existentes em contexto escolar. Estas jornadas serão realizadas no âmbito do projeto Super Iguais, promovido pela CIMRL e executado pela Associação igualdade.pt, que tem como desígnios as mesmas áreas temáticas a serem abordadas nas jornadas. Em função dos destinatários: Visto esta jornada estar inserida no conjunto de atividades do projeto Super Iguais, será dada prioridade aos/às não docentes das categorias profissionais de assistentes operacionais e assistentes técnicos/as dos 21 Agrupamentos de Escolas da região de Leiria que participam no projeto. Com vista a um envolvimento integrado de toda a comunidade educativa no projeto e nas temáticas no seu âmbito trabalhadas, pois no projeto também são desenvolvidas ações de sensibilização com as crianças do pré-escolar e do 1.º CEB, ações de capacitação para docentes e para técnicos/as superiores não docentes, esta jornada tem como objetivo consciencializar e capacitar os/as não docentes das categorias profissionais de assistentes operacionais e assistentes técnicos/as para a diversidade existente em contexto escolar relativa à orientação sexual, identidade e expressão de género e caraterísticas sexuais, abordando em 6 horas e com recurso a metodologias de educação ativas e participativas os conteúdos...
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
• Promover uma visão transversal e integrada sobre a temática da Diversidade em contexto escolar • Compreender a importância da sensibilização e educação para a Diversidade em contexto escolar • Potenciar o conhecimento e a aquisição de competências relativas à promoção da Diversidade em contexto escolar Específicos: • Refletir sobre o estado das questões relativas à orientação sexual, identidade e expressão de género e caraterísticas sexuais na sociedade em geral • Refletir sobre o estado das questões relativas à orientação sexual, identidade e expressão de género e caraterísticas sexuais em contexto escolar • Identificar as principais dificuldades sentidas quanto à integração da diversidade nas práticas escolares • Definir estratégias de implementação de práticas promotoras de diversidade na escola • Compreender o impacto da introdução de mudanças nas práticas profissionais com vista a uma intervenção que promova um ambiente escolar mais diverso face às questões de género
Conteúdos
1ª sessão – 3 horas: - Apresentação dos/as participantes – com base na dinâmica “quem somos eu?” - Distinção dos conceitos sexo, género – identidade e expressão de género –, orientação sexual – com base na dinâmica “Genderbread Person” - As discriminações face às questões da orientação sexual, identidade e expressão de género e caraterísticas sexuais – com base na dinâmica “chuva de ideias” - Mitos e realidades relativos às discriminações face às questões da orientação sexual, identidade e expressão de género e caraterísticas sexuais – com base em dinâmica conjunta de Verdeiros e Falsos e respetiva reflexão - A desconstrução de estereótipos baseados no género, orientação sexual e caraterísticas sexuais – com base na dinâmica de “brainstorming” 2ª sessão – 3 horas: - A importância da diversidade em contexto escolar – com base na dinâmica “chuva de ideias” - Exercício prático com base em discussão em pequenos grupos e apresentação das principais conclusões ao grupo geral: 1.º Principais obstáculos à adoção de práticas de diversidade em contexto escolar 2.º Definição de estratégias de implementação de práticas promotoras de diversidade em contexto escolar 3.º Perspetivar os impactos, positivos e negativos, da adoção de práticas promotoras de diversidade em contexto escolar
Bibliografia
- “Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania”, XXI Governo Constitucional “Guiões de Educação: Género e Cidadania”, Comissão Cidadania e Igualdade de género“Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, - Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho“Estratégia Portugal + Igual – 2018/2030”, Resolução do Conselho de Ministros n.º 61/2018, de 21 de maio
Observações
Bruna Alexandra Teixeira Tapada Faria dos Santos
A ação não foi certificada visto que a formadora não forneceu as folhas de presença. Diferendo com CIMRL, entidade que passou declarações de presença,sob compromisso de honra dos formandos, por decisão acordada entre CIMRL, CENFORMAZ, CFRCA e LeiriMar.
Formador
Bruna Alexandra Teixeira Tapada Faria dos Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-06-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 20-06-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |