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12.º Encontro na Diferença - 1.º Internacional - Educar é prevenção - Escola, Família e Comunidade turma 01

Apresentação

Este curso concretiza-se num Encontro, numa parceria entre a CERCILEI, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria (ESECS) e o Centro de Formação de LeiriMar, que visa proporcionar momentos de reflexão e debate, incrementando as redes de partilha e as relações de proximidade e a cooperação entre a comunidade escolar e os parceiros locais, regionais e alguns internacionais que, de forma mais direta ou indireta, com maior o menor grau de envolvimento, lidam com a problemática da diferença, com especial destaque para as pessoas portadoras de deficiência. Assim, esta ação visa a capacitação de docentes de todos os grupos disciplinares, procurando contribuir para uma reflexão crítica sobre os desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas para que todos os alunos sejam melhores aprendentes, através da implementação de respostas de diferenciação pedagógica adequadas à diversidade de crianças e jovens, que sejam potenciadoras de uma Educação Inclusiva e de qualidade para todos, face à experiência já existente de implementação do novo quadro legal. Acedendo ao vasto leque de conhecimentos conceptuais, científicos e relatos de prática complementados por debates reflexivos, desafiantes e pautados pela qualidade, diversidade e complementaridade de perspetivas, pretende-se contribuir para a mudança efetiva de paradigma no que se refere à educação de qualidade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Promover espaços e tempos de partilha e reflexão, entre os agentes ligados ao mundo da educação e ao do trabalho, sobre a diversidade e âmbito de respostas educativas e sociais a crianças e jovens portadoras de deficiência e/ou problemas de saúde; 2. Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na área confiança na relação terapêutica, bem como em terapias como a musicoterapia; 3. Sensibilizar para a importância do desenvolvimento motor infanto-juvenil assente na atividade física, através da apresentação de estratégias de prevenção e intervenção; 4. Conhecer projetos e dinâmicas de diferenciação pedagógica e inclusão a decorrer em alguns Agrupamentos/Escolas, bem como em países como Brasil e Cabo Verde.

Conteúdos

Esta ação de formação engloba diversas comunicações/painéis generalistas, com uma duração variável, que se traduzem em sessões de trabalho teórico-práticas, nas quais a intervenção de diversos palestrantes é seguida de momentos de debate. No início, haverá um momento administrativo, que inclui a sessão de abertura; no final, terá lugar um espaço para conclusões e para encerramento do Encontro. Jornada 1 – 6h00: Receção dos formandos e sessão de abertura, na qual várias entidades representativas serão convidadas a intervir sobre a temática global deste Encontro – 1h00; Painel 1 | Partilha de práticas sobre percursos de transição dos jovens com necessidades especiais de educação na vida ativa em desenvolvimento na CERCILEI - 2h30: Intervenção precoce; Centro de Recursos para a Inclusão; Centro de Atividades Ocupacionais; Formação Profissional e Empregabilidade. Painel 2 | O palco como fator de inclusão – 2h30: Abordagens à vida escolar, social e processos de integração de crianças e jovens portadores de deficiência através da atividade física e das Artes: expressão dramática, contador de histórias e música. Jornada 2 – 7h30: Painel 3 | Escola e comunidade: expetativas, sonhos e realidade - 3h30: Investigação ao serviço das tecnologias de apoio: Novos desafios; Porque é tão importante diagnosticar cedo?; Com Um Olhar... Centros de Recuperação de Menores; A importância da confiança na relação pedagógica. Painel 4 | Práticas na Escola: expetativas, sonhos e realidade - 4h00: Partilhas de práticas de Inclusão de dois Agrupamentos de Escolas: Gestão da diversidade em sala de aula, atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos; mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos; Partilha de práticas de Inclusão de um Agrupamento: Manual de Acolhimento para alunos imigrantes; Associação para a Intervenção Juspsicológica: Práticas de apoio e de inclusão social. Jornada 3 – 4h00: Painel 5 | Comunidade, uma carta dentro do baralho – 3h30: A atividade de apoio a as potencialidades do Centro de Recursos Para a Inclusão da Escola Superior de Educação da ESECS; Importância da fundação da Colmeia (Cabo Verde) na vida das famílias com filhos com deficiência e no trabalho da sensibilização dos poderes públicos para criação das respostas para população com deficiência; Instituições de ensino artístico: a Musicoterapia aplicada ao contexto da educação da saúde; Brincar e ser ativo na comunidade: a solução que está nas mãos das crianças e adultos na promoção da saúde física, mental, emocional e social. Sessão de encerramento dos trabalhos, na qual será apresentada uma reflexão final sobre o Encontro – 0h30. Realização da avaliação da ação e apresentação dos resultados em formato de reflexão individual (1h30).

Metodologias

Esta ação de formação consubstancia-se na organização de um Encontro, constituído por diversas comunicações. Esquematiza-se, de seguida, o formato do Encontro: 1.º momento - Sessão de abertura, na qual serão dadas informações de cariz organizativo e várias entidades representativas serão convidadas a intervir sobre a temática global deste encontro; 2.º momento - Sessões plenárias, com uma duração variável, de acordo com o exposto nos conteúdos. Em cada uma das sessões, intervirão especialistas, que abordam assuntos relacionados com as diversas problemáticas, conforme conteúdos elencados. Segue-se um espaço de debate, moderado por diversos convidados; 3.º momento - Sessão de encerramento, com apresentação das conclusões do Encontro, bem como de realização da avaliação da ação e apresentação dos resultados em formato de reflexão individual.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A avaliação será baseada nos dois itens seguintes: • Participação e contributos dos docentes durante o Encontro (20%). • Um relatório de reflexão individual, a enviar até 15 dias após o término da formação, com um máximo de 3 páginas, sobre o percurso e as experiências de enriquecimento profissional desenvolvidas ao longo da participação nos painéis, integrando uma análise reflexiva que envolva, pelo menos, uma das comunicações apresentadas (80%). Creditação final de acordo com o regulamento da modalidade. A certificação da Ação será efetuada de acordo com a legislação em vigor.

Bibliografia

DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf (Acesso 02/03/2023).Neto, C. (2020). Libertem as Crianças - A urgência de brincar e ser ativo. Contraponto Editores.Poiares, C. A. (2012). Manual de Psicologia Forense e da Exclusão Social Rotas de investigação e de intervenção - Volume I.UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO – IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education.

Observações

Maria José Damásio de Oliveira Lopes Neves da Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-04-2023 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
2 27-04-2023 (Quinta-feira) 21:15 - 23:45 2:30 Presencial
3 28-04-2023 (Sexta-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
4 28-04-2023 (Sexta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
5 29-04-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 29-04-2023 (Sábado) 14:00 - 15:30 1:30 Presencial
Início: 27-04-2023
Fim: 29-04-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119939/23
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 19 h
Local: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Leiria