Workshop - Práticas de Ensino da Matemática no 2.ºCEB – Partilhas e aprofundamento turma T1
Apresentação
As novas Aprendizagens Essenciais da Matemática constituem-se como orientações curriculares para a planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem nesta disciplina. É o dominador curricular comum para a aprendizagem matemática de todos os alunos, nunca esgotando o que um aluno tem de aprender. O recentrar do que é aprender Matemática leva-nos à focalização nos conteúdos de aprendizagem, nas capacidades matemáticas transversais e nos conhecimentos matemáticos. Desta forma, esta formação pretende capacitar os docentes para as orientações metodológicas que reflitam o princípio do direito à aprendizagem da Matemática por todos os alunos, segundo ideias chave desenvolvidas à volta da abordagem em espiral do currículo, a articulação de conteúdos, o papel do aluno, a dinâmica de sala de aula, as tarefas, os modos de trabalho, recursos/tecnologias e a avaliação.
Destinatários
Professores do grupo de recrutamento 230
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 230. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
a) Conhecer as alterações introduzidas pelas novas aprendizagens essenciais da matemática; b) Aprofundar o conhecimento matemático, didático e curricular dos professores deste nível de ensino; c) Favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular em Matemática e a partilha das mesmas; d) Fomentar uma atitude positiva dos professores relativamente à disciplina de Matemática e às capacidades dos alunos.
Conteúdos
1. Análise geral do documento curricular: as novas aprendizagens essenciais da matemática 2.º CEB; 2. Partilhas de práticas no âmbito da aprendizagem Matemática neste nível de ensino; 3. (Re)construir novas dinâmicas/cenários pedagógicos para a aprendizagem da Matemática.
Formador
Ana Margarida Fernandes de Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-05-2023 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |