Operacionalização e reflexão de práticas de avaliação pedagógica turma T1
Apresentação
A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos (e.g., docentes, gestores escolares, decisores políticos, encarregados de educação). A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. No contexto de mudanças significativas ao nível da gestão do currículo, e face à necessidade de apoiar os professores e as escolas no processo de melhoria das práticas de avaliação pedagógica, é fundamental contribuir para um incremento das competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das e para as aprendizagens por parte dos professores e apoiar e acompanhar as escolas no desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação e envolvimento dos alunos nos processos de avaliação.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Aprofundar práticas pedagógicas dos professores no domínio da avaliação, tendo em vista a melhoria das aprendizagens dos alunos. 2. Promover competências de planeamento, desenvolvimento e reflexão crítica sobre as potencialidades das práticas de avaliação pedagógica em prol do sucesso das aprendizagens; 3. Elaborar documentos de planeamento e estruturação de ações de intervenção ao nível da gestão escolar; 4. Desenvolver competências na promoção da autorregulação das aprendizagens dos alunos em contexto de sala de aula por meio da avaliação pedagógica; 5. Construir instrumentos para apoio a avaliação pedagógica de aplicação na sala de aula; 6. Proporcionar práticas de trabalho colaborativo e de cooperação entre docentes no desenvolvimento de recursos educativos de suporte à avaliação pedagógica. 7. Refletir sobre alguns exemplos de processos no âmbito da/o: recolha de informação, emissão de feedback eficaz e envolvimento dos alunos no processo de avaliação;
Conteúdos
- Desenvolver práticas de feedback mais eficazes - Empreender esforço na diversificação de processos de recolha de informação - Criar/aprofundar outras dinâmicas de envolvimento efetivo dos alunos no processo de avaliação - Usar os critérios de avaliação como estrutura de apoio às dinâmicas pedagógicas na turma(s) - Desenvolver uma avaliação criterial (com base em critérios) - Construir/aplicar rubricas para uma avaliação criterial - Criar/aprofundar um sistema de classificação comum a um conselho de turma - Desenvolver práticas pedagógicas que envolvam as rubicas para recolha de informação, envolvimento dos alunos e produção de feedback
Metodologias
Neste âmbito, os formandos desenvolverão trabalho colaborativo e cooperativo, com o devido enquadramento teórico, em torno da construção de projetos e de materiais para a respetiva implementação em contexto real de aprendizagem, assim como a reflexão crítica, a par e passo, sobre os resultados obtidos e as mudanças que deverão ser adotadas.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores. A avaliação será baseada nos dois itens seguintes: Participação e contributos dos docentes durante o curso. Um relatório de reflexão individual, a enviar até 15 dias após o término da formação, com um máximo de 3 páginas, sobre o percurso e as experiências de enriquecimento profissional desenvolvidas ao longo da participação do curso, integrando uma análise reflexiva. Creditação final de acordo com o regulamento da modalidade. A certificação da Ação será efetuada de acordo com a legislação em vigor.
Bibliografia
Brookhardt, S. (2013). How to create rubrics for formative assessment and grading. ASCD: Alexandria, Virginia.Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas.DeKetele & M. P. Alves (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, pp. 131-142. Porto: Porto Editora. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6988]Fernandes, D. (2004). Avaliação das aprendizagens: Uma agenda, muitos desafios. Cacém: Texto Editores. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5509]Gardner, J. (Ed.) (2012). Assessment and learning (2nd Edition). Sage: London.
Formador
Nelson Cândido Pedrosa Marques Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-05-2023 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 19-05-2023 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 23-06-2023 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 26-06-2023 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |