366

Animação Socio Educativa: Trabalhar os recreios escolares turma 01-PND

Apresentação

Estas ações estão integradas no Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria, e visam a melhoria da produtividade e das relações interpessoais das/os assistentes operacionais, com as crianças e alunos/as e entre os pares e, consequentemente, do ambiente escolar, nas escolas de PE e 1o CEB dos 10 Municípios associados da CIMRL, ano letivo 2022/2023.

Destinatários

Assistentes Operacionais e Encarregados Operacionais

Objetivos

• Promover junto das crianças nos recreios escolares os valores fundamentais na relação com os outros definidos no Perfil do Aluno; • Colaborar na planificação, organização e execução de atividades a desenvolver com as crianças e jovens em diferentes contextos de atuação; • Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento das atividades previstas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos. • Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos equipamentos e materiais utilizados. • Detetar e reportar superiormente eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e jovens.

Conteúdos

• Aspetos essenciais da relação educativa: Desenvolvimento de crianças e jovens; Processo de socialização da criança e do jovem; Modelos e espaços pedagógicos; Problemas de desenvolvimento e sinais de alerta. • Conhecimentos para uma prática informada: Educação inclusiva nos diferentes espaços educativos; Técnicas de comunicação e de relacionamento com crianças e jovens; Planificação e desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas para os recreios das escolas; Sistema Nacional de Intervenção Precoce; Ética e deontologia profissional. • Aptidões profissionais a desenvolver: Aplicar técnicas de animação e dinamização para crianças e jovens; Identificar sinais de alarme no desenvolvimento de crianças e jovens; Aplicar técnicas de promoção do bem-estar e segurança de crianças e jovens; Participar na planificação de atividades pedagógicas para crianças e jovens.

Metodologias

Teórico-prática.

Avaliação

Qualitativa e quantitativa. Participação - 80% e Teste escrito/trabalhos- 20%.

Modelo

Questionário de satisfação online

Bibliografia

• BROWN, Stuart (2017): Os adultos têm de ser capazes de brincar para que os filhos também o façam” -https://sol.sapo.pt/artigo/565236/stuart-brown-os-adultos-t-m-de-ser-capazes-de-brincar-para-que-os-filhos-tambem-o-facam-; • LUDOTEMPO. “Brincar de Rua”. https://www.ludotempo.pt/brincar_de_rua; • NETO, Carlos (2017)”Tempos Livres em Família” – apresentação (n. ed.)– IV Fórum Famílias. Leiria. Maio; • NETO, Calos (2020). “Libertem As Crianças – A urgência do brincar e ser ativo”. Contraponto UNICEF. “Cidade Amiga das Crianças”. In:https://www.unicef.pt/o-que-fazemos/o-nosso-trabalho-emportugal/programa-cidades-amigas-das-criancas/

Formador

Mariana Jorge Gaspar Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-04-2023 (Terça-feira) 13:30 - 18:30 5:00 Presencial
2 12-04-2023 (Quarta-feira) 13:30 - 18:30 5:00 Presencial
3 13-04-2023 (Quinta-feira) 13:30 - 18:30 5:00 Presencial
Início: 11-04-2023
Fim: 13-04-2023
Acreditação: DGAE/938/2022
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Básica Nº 2 de Marrazes