A importância da literacia emocional em contexto educativo turma 01-PND
Apresentação
A presente proposta está integrada no Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria, visando a melhoria da produtividade e das relações interpessoais das/os assistentes operacionais, com as crianças e alunos/as e entre os pares e, consequentemente, do ambiente escolar, nas escolas de Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico dos 10 municípios associados da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).
Destinatários
Assistentes Operacionais e Encarregados Operacionais
Objetivos
- Capacitar os(as) assistentes operacionais dos Agrupamentos de Escolas do território, com ferramentas, técnicas e métodos de trabalho que se revelaram ser pertinentes e indispensáveis para o desempenho assertivo e correto das suas funções;- Exercitar a autorreflexão para uma maior adaptação aos contextos e às mudanças;- Reconhecer o assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com a comunidade escolar;- Reconhecer a importância da inteligência emocional na habilidade de comunicar e interagir com os outros, em particular com os alunos, criando experiências positivas;- Desenvolver a literacia emocional para melhoria das relações com a comunidade escolar, em particular com as crianças e jovens em diferentes contextos de atuação.
Conteúdos
• Estilos de relacionamento interpessoal (2h): Passivo; Agressivo; Manipulador; Assertivo. • Inteligência emocional (6h): Funcionamento da inteligência emocional; Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal; Competências emocionais; Desenvolvimento das competências emocionais; Importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas. • Características de um assistente (1h): Perfil de um assistente. • Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar (4h): A mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar; Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros; Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros. • Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros (1h). • Competências emocionais e gestão de conflitos (1h).
Metodologias
Teórico-prática.
Avaliação
Qualitativa e quantitativa. Participação - 80% e Teste escrito/trabalhos- 20%.
Modelo
Questionário de satisfação online
Bibliografia
CAETANO, A. & VALA, J. (2002). Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Editora RH, Lda.CAMARA, P. B.; GUERRA, P. B. & RODRIGUES, I. V. (2001). Humanator: Recursos Humanos & Sucesso Empresarial. Lisboa: Publicações Dom Quixote.DAMÁSIO, A. (2011). O Erro de Descartes: Emoção, razão e cérebro humano. Temas e Debates. ISBN: 978-989-644-163-0.ESTANQUEIRO, A. (1992). Saber lidar com as pessoas. Lisboa: Editora Presença.FACHADA, M. O. (1992). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Editora Rumo.FISKE, J. (2005). Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto, ASA Editores.GOLEMAN, D. (1997/2011). Inteligência Emocional. (1ª Edição 1997). Círculo de Leitores. ISBN: 978-989-644-090-9.HUPPERT, F. A., & Johnson, D. M. (2010). A controlled trial of mindfulness training in schools: The importance of practice for an impact on well-being. The Journal of Positive Psychology, 5(4), 264-274.KABAT-ZINN, Jon. (2006) Coming to Our Senses: Healing Ourselves and the World Through Mindfulness.
Formador
Carla Luísa Coelho Botas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-04-2023 (Terça-feira) | 13:30 - 18:30 | 5:00 | Presencial |
2 | 12-04-2023 (Quarta-feira) | 13:30 - 18:30 | 5:00 | Presencial |
3 | 13-04-2023 (Quinta-feira) | 13:30 - 18:30 | 5:00 | Presencial |