Avaliação Pedagógica: para uma melhoria das práticas de uma avaliação criterial turma T1

Apresentação

A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos (e.g., docentes, gestores escolares, decisores políticos, encarregados de educação). A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. No contexto de mudanças significativas ao nível da gestão do currículo, e face à necessidade de apoiar os professores e as escolas no processo de melhoria das práticas de avaliação pedagógica é fundamental contribuir para um incremento das competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens por parte dos professores e apoiar e acompanhar as escolas no desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Aprofundar práticas pedagógicas dos professores no domínio da avaliação, tendo em vista a melhoria das aprendizagens dos alunos. - Clarificar conceitos associados à avaliação pedagógica: avaliação formativa, avaliação sumativa, avaliação sumativa com efeitos classificatórios, processos de recolha de informação, envolvimento dos alunos no processo de avaliação, feedback, critérios de avaliação, rubricas, sistema de avaliação e sistema de classificação. - Refletir sobre alguns exemplos de processos no âmbito da/o: recolha de informação, emissão de feedback eficaz e envolvimento dos alunos no processo de avaliação;

Conteúdos

1. Sistema de avaliação vs Sistema de classificação 2. Para uma avaliação baseado em critérios – avaliação criterial: - Utilidade dos Critérios no aprofundamento das práticas de avaliação formativa - A relação dos Critérios, a implementação de dinâmicas na sala de aula, as práticas de Feedback eficaz, o processo de recolha de informação e o envolvimento dos alunos - Utilidade dos critérios no sistema de classificação: exemplos 3. Para uma avaliação baseado em critérios organizados em rubricas – avaliação criterial: - Clarificação do conceito de Rubricas - (Des)vantagens dos diferentes tipos de rubricas - A relação das rubricas, o feedback, o processo de recolha de informação e o envolvimento dos alunos - Práticas de classificação por meio de rubricas - Utilidade das rubricas no sistema de classificação: exemplos

Formador

Nelson Cândido Pedrosa Marques Cardoso

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-03-2023 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 22-03-2023
Fim: 22-03-2023
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-174/2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Colégio Dinis de Melo