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INOVAR, EDUCAR e INCLUIR - III Seminário de Boas Práticas na Educação - Região de Leiria - PICIE turma 200-T01

Apresentação

Este Seminário visa proporcionar uma reflexão criativa e inovadora sobre a Educação do Futuro, através da escola, uma Educação promotora de Inclusão e Inovação nos seus mais diferentes eixos de ação. Pretende-se criar um momento de partilha e reflexão sobre a importância das escolas como laboratórios de inovação e criatividade, como entidades promotoras de aprendizagens profícuas, alinhadas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Através deste seminário, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), os municípios e demais entidades envolvidas visam contribuir para a promoção de escolas impulsionadoras da ousadia dos alunos e dos professores, em prol do seu sucesso e bem-estar, pessoal, social e emocional. Entende-se que, com esta reflexão, se está a melhorar as condições para que as escolas se tornem espaços de transformação dos alunos e dos professores nos líderes de amanhã, verdadeiros agentes de mudança e de promoção de um mundo mais competitivo, criativo, inovador e ousado.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Promover a partilha de boas práticas (baseadas em evidências) do que tem sido e, poderá ainda ser feito, nas escolas portuguesas, de forma particular na Região de Leiria, no que concerne à promoção do sucesso escolar dos alunos e à prevenção do abandono escolar; 2. Perspetivar alterações ao nível das práticas de sala de aula, melhorando a resposta às necessidades das crianças do Século XXI; 3. Favorecer a criação de condições de apoio aos docentes e aos alunos, em sala de aula, que promovam a melhoria da saúde mental; 4. Apoiar a conceção de instrumentos inovadores e diferenciados, de suporte aos docentes, tendo por base novas estratégias e novas metodologias de trabalho, que apoiem o processo de ensino-aprendizagem; 5. Contribuir para a perceção de que as escolas inclusivas favorecem a formação de crianças e jovens responsáveis.

Conteúdos

Dia 1 Introdução | 1h00 Apresentação dos objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação. Painel 1 - UMA ESCOLA QUE MOTIVA: METODOLOGIAS CRIATIVAS E INOVADORAS PARA PROFESSORES E ALUNOS (1h30 minutos) - Conhecer as STEAM – Apresentação de projetos nacionais e internacionais, com evidências dadas do seu sucesso - para pré-escolar e 1º ciclo; - Analisar e conhecer a Metodologia de Projeto de Trabalho - Apresentação de projetos; - Compreender o que é o Design Thinking, aplicado ao pré-escolar e 1º ciclo - Apresentação de projetos; - Conhecer projetos que apoiam e valorizam o trabalho do professor; - Conhecer percursos de jovens que trilharam o seu percurso pessoal/profissional de sucesso, atendendo à influência positiva dos seus professores. Painel 2 - EDUCAR PARA O DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE: O QUE FAZER NA SALA DE AULA ATÉ 2030? (1h30 minutos) - Compreender o conceito e Economia Circular e conhecer ferramentas e práticas que, aliadas ao currículo, podem ser trabalhadas nas escolas; - Compreender formas, conhecer estratégias e ferramentas de promoção dos 17 ODS´s, alinhados com o currículo – do pré-escolar ao 1º Ciclo. Painel 3 - AS NOVAS GERAÇÕES: QUE DESAFIOS PARA PAIS E PROFESSORES NA EDUCAÇÃO? (1h30 minutos) - Compreender quem são as crianças e jovens da Geração Z?; - Promover a comunicação positiva entre pais e filho hoje (Parentalidade positiva - novas formas de comunicar entre pais e filhos); - Compreender as características do desenvolvimento pessoal e social, destas novas gerações de crianças e jovens; - Refletir sobre novas abordagens no que diz respeito a modelos de aprendizagem mais efetivos. Painel 4 - PROMOVER A SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS (1h30 minutos) - Partilhar estratégias e ferramentas de prevenção do Burnout nos Docentes e Não Docente: estratégias e ferramentas para o dia-a-dia; - Apresentar projetos e boas práticas nas escolas portuguesas. Dia 2 Painel 5 - DESENVOLVIMENTO DE DINÂMICAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS – WORKSHOPS (7h00) - Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do seminário; - Conceção e desenvolvimento de atividades e dinâmicas pedagógicas; - Contributos para a introdução das temáticas abordadas nas práticas letivas. Sessão de Abertura | (0h30 minutos) Apresentação das ações Workshops temáticos: 1ª Parte | manhã (2h30 minutos) 2ª Parte | tarde (2h30 minutos) - Inteligência Emocional; - Mindfulness; - Metodologia de Projeto de Trabalho; - Competências para a Vida; - Comunicação Não Violenta; - Estratégias de Prevenção do Burnout; - STEAM – apresentação de exemplos práticos e projetos; - Aplicar o Design Thinking na sala de aula; - Gestão de Conflitos em sala de aula; - Educação para o Voluntariado; - Aluno do Século XXI: Educar para a criatividade. Sessão de Encerramento| Avaliação e conclusões (1h30 minutos) Apresentação dos resultados e realização da avaliação da ação.

Metodologias

Esta ação de formação engloba diversas metodologias e será organizada em 5 sessões com duração final de 14 horas. O(s) formador(es), no início da primeira sessão, apresentarão os objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação (1h00). Os blocos de formação 1, 2, 3, 4 e 5 serão organizadas de modo que os Formandos participem em sessões plenárias e momentos em regime de workshop, em que o grande grupo é dividido em grupos de trabalho. A sessão final de Avaliação (1h30) realiza-se, no final da ação, para a apresentação e debate de conclusões, bem como a avaliação da Ação. As sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas, sendo utilizados os métodos: expositivo, interrogativo e ativo, abrangendo, entre outras, as seguintes metodologias específicas: (1) Dinâmica de Grupo; (2) Debate; (3) Exposição Oral; (4) Trabalho colaborativo; (5) Trabalho Individual; (6) Tentativa e Descoberta; (7) Interação; (8) Trabalho de Campo; (9) Análise de dados.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A avaliação será baseada num trabalho escrito individual, a enviar após o término da formação.

Modelo

Questionário online.

Bibliografia

Coutinho, C. P. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina.Heacox, D. (2006). Diferenciação curricular na sala de aula. Porto: Porto Editora.Nóvoa, A. (1991). As ciências da educação e os processos de mudança. In A. Nóvoa, B. Campos, J. P. Ponte & M. E. B. Santos. Ciências da educação e mudança. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.Oliveira, S. (2009). Geração Y: Era das conexões, tempo de relacionamentos. São Paulo: Clube de Autores.Quintana, J. Byme, S., Chaves, M., Ruiz, B., López, M., & Suárez, G. (2009). Programas de educación parental. Intervención Psicosocial, 18(2), 121-133.

Formador

Ana Margarida Mendes Mineiro Domingues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-03-2023 (Sábado) 09:30 - 17:30 8:00 Presencial
2 11-03-2023 (Sábado) 09:30 - 17:30 8:00 Presencial
Início: 04-03-2023
Fim: 11-03-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119002/22
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 14 h
Local: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria