Compostagem na Escola turma 01

Apresentação

A Educação Ambiental (EA) pode ser desenvolvida e vivenciada de maneiras diferentes, sobretudo nas escolas, onde o ambiente é propício para a aprendizagem, o conhecimento e a mudança de comportamentos. Não raras vezes, a promoção da EA, nas escolas, é dificultada pela pouca institucionalização da questão ambiental nos seus Projetos Educativos, nos curricula e noutros documentos normativos das instituições; ou ainda, pelas limitações dos professores em desenvolver a temática ambiental a partir dos conteúdos disciplinares. Deste modo, esta formação visa colmatar alguns constrangimentos em termos conhecimentos e técnicas na área da compostagem, bem como pela criação e disponibilização de material didático. Em suma, pretende-se colaborar com as escolas para desenvolvimento de práticas educativas em EA mais congruentes com a implementação de comportamentos comprometidos com a sustentabilidade socioambiental.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Adquirir conhecimentos teóricos e técnicos sobre a Compostagem Doméstica; 2. Criar e aplicar em contexto educativo materiais pedagógico-didáticos das matérias relacionadas com a Compostagem doméstica; 3. Incentivar a divulgação dos conteúdos da ação de formação; 4. Promover o envolvimento da população escolar, mormente os alunos, através da motivação para a consciencialização sobre as temáticas da Compostagem doméstica.

Conteúdos

1. Apresentação da ação de formação. 1.1. Apresentação; 1.2. Conceitos, princípios e objetivos da Compostagem; 1.3. Vantagens da Compostagem. 2. Condições Essenciais para a Compostagem. 2.1. Matéria orgânica; 2.2. Humidade; 2.3. Temperatura. 3. Compostores. 3.1. Diferentes tipos de compostores; 3.2. Escolas de Compostores. 4. Preparação e Controlo da Compostagem. 4.1. Qualidade dos Compostores; 4.2. Condições de humidade e arejamento; 4.3. Montagem de Compostores. 6. Característica do Produto de uma boa compostagem. 7. Trabalho Prático oficinal.

Metodologias

Nesta formação, em regime de frequência e-learning, serão abordados os conteúdos, recorrendo uma metodologia teórico-prática, que proporcione a interação com os formandos. Assim, serão usadas metodologias que fomentem a proatividade dos formandos e que conjuguem a exposição das diversas temáticas constantes dos conteúdos, com a realização de alguma partilha e reflexão sobre a prática que vai sendo implementada pelos formandos.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos terá por base a participação, o empenho nas sessões e o trabalho final elaborado pelos formandos, traduzido numa apresentação pedagógica e didática sobre a prática da compostagem em ambiente escolar.

Modelo

Questionário de satisfação online.

Bibliografia

Carvalho, S., & Lima, N. (2010). Compostagem Doméstica em Educação Ambiental – Potencial de uma abordagem holística. CAPTAR – Ciência e Ambiente para Todos – Universidade de Aveiro, pp. 40-54.Godinho, C., & Gonçalves, G. (2010). Manual de Boas práticas – Compostagem Doméstica. Lisboa: Liga para a Proteção da Natureza.Neves, J. S. (2017). Mecanismos de compostagem em hortas comunitárias. Bragança: Escola Superior Agrária de Bragança.Ricci, M. (2016). Manual para gestão de resíduos orgânicos nas escolas. São Paulo, Brasil: ISWA.

Formador

António Manuel Vieira Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-01-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
2 21-01-2023 (Sábado) 09:00 - 11:30 2:30 Online síncrona
3 25-01-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 22:00 5:00 Online assíncrona
4 28-01-2023 (Sábado) 09:00 - 11:30 2:30 Online síncrona
Início: 19-01-2023
Fim: 28-01-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118758/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 12:30 h
Local: Plataforma de videoconferência