341

Metodologias e Práticas de Integração de Crianças Não Acompanhadas turma T1

Apresentação

Perante o cenário de acolhimento e integração de crianças e jovens não acompanhadas, esta ACD vem proporcionar aos docentes e outros profissionais de educação aprofundar a compreensão de necessidades dessas crianças e jovens estrangeiras não acompanhadas acolhidas em Portugal, reconhecendo e valorizando intervenções e práticas educativas promotoras de direitos humanos, da interculturalidade e da diversidade.

Destinatários

Pessoal não docente

Objetivos

Aprofundar a compreensão de professores e outros profissionais da educação sobre as necessidades das crianças e jovens estrangeiras não acompanhadas acolhidas em Portugal, reconhecendo e valorizando intervenções e práticas educativas promotoras de direitos humanos, da interculturalidade e da diversidade.

Conteúdos

1. “Crianças em Movimento” – princípios orientadores no trabalho com crianças e jovens não acompanhados; 2. Os direitos da criança - diferenças entre uma abordagem baseada em Necessidades e uma abordagem baseada em Direitos; 3. Visibilidade ao protagonista da própria história: interculturalidade e mediação cultural; 4. Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS).

Observações

José Pedro dos Santos Gonçalves Proença

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-01-2023 (Terça-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 24-01-2023 (Terça-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
Início: 17-01-2023
Fim: 24-01-2023
Acreditação: 03/2022-2023_Formação não acreditada
Modalidade: Outro
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Básica Nº 2 de Marrazes