Metodologias e Práticas de Integração de Crianças Não Acompanhadas turma T1
Apresentação
Perante o cenário de acolhimento e integração de crianças e jovens não acompanhadas, esta ACD vem proporcionar aos docentes e outros profissionais de educação aprofundar a compreensão de necessidades dessas crianças e jovens estrangeiras não acompanhadas acolhidas em Portugal, reconhecendo e valorizando intervenções e práticas educativas promotoras de direitos humanos, da interculturalidade e da diversidade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Aprofundar a compreensão de professores e outros profissionais da educação sobre as necessidades das crianças e jovens estrangeiras não acompanhadas acolhidas em Portugal, reconhecendo e valorizando intervenções e práticas educativas promotoras de direitos humanos, da interculturalidade e da diversidade.
Conteúdos
1. “Crianças em Movimento” – princípios orientadores no trabalho com crianças e jovens não acompanhados; 2. Os direitos da criança - diferenças entre uma abordagem baseada em Necessidades e uma abordagem baseada em Direitos; 3. Visibilidade ao protagonista da própria história: interculturalidade e mediação cultural; 4. Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS).
Observações
José Pedro dos Santos Gonçalves Proença
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-01-2023 (Terça-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 24-01-2023 (Terça-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |