337

Capacitação Digital das Escolas: Partilhar para melhorar a integração do digital na sala de aula turma 02

Apresentação

O enriquecimento do quadro legal em vigor tem sido fértil na profusão ideológica de uma Escola pública humanista, integradora e produtora cultural com o imperativo de sucesso para todos os alunos. O ambiente digital emerge como mais um fator promotor de aprendizagens para todos. O Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, prevê que cada escola desenvolva um programa para a transformação digital das escolas traduzido na elaboração de um Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE). O desenvolvimento deste plano é suportado, entre outros fatores, pelo aprofundamento de competências digitais dos docentes no processo de ensino/aprendizagem. Interessa, pois, que todos os intervenientes no processo educativo, e de um modo particular, os docentes, se apropriem das dimensões e ações previstas no PADDE da respetiva escola.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básicos, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básicos, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre as recentes políticas educativas e impactos nos papéis dos diferentes intervenientes da comunidade educativa; - Promover a integração de processos de cariz digital nas práticas pedagógicas; - Conhecer as linhas de intervenção para a escola/agrupamento desenhadas no âmbito do PADDE.

Conteúdos

1. Políticas educativas do século XXI: 1.1 Enquadramento legal em vigor; 1.2 Papel das escolas, dos professores e dos alunos. 2. Programa de Digitalização para as Escolas: 2.1 Âmbito e objetivos; 2.2 Capacitação digital de docentes. 3. Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE): 3.1 Balanço do 1.º ano de implementação; 3.2 Perspetivas para o futuro.

Metodologias

Sessão teórico-prática. Com partilha de práticas.

Avaliação

A certificação implica a frequência da totalidade da formação.

Modelo

Questionário de satisfação online.

Formador

João José Baião de Jesus Peres

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-01-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 25-01-2023
Fim: 25-01-2023
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-167/2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Plataforma Zoom