335

A inclusão e a avaliação como o garante das aprendizagens de todos os alunos turma 01

Apresentação

O paradigma da inclusão implica um forte compromisso do docente com o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, mais do que ser percecionada apenas como mais uma tarefa. Mesmo que um professor se considere inclusivo, esta condição não se constitui como garante automático de uma prática pedagógica inclusiva apoiada pelas normas em vigor e pelo contexto profissional e organizacional onde trabalha. Cabe também às lideranças de topo e intermédias criar e desenvolver uma cultura organizativa de inclusão, fortalecendo o apoio aos docentes nas funções de diagnóstico, adaptação, ajuste, diferenciação, solidariedade e/ou empatia. A avaliação como processo de fazer aprender surge como estratégia pedagógica para fazer o princípio da inclusão. Nesta perspetiva, a avaliação formativa e sumativa surge como “elevador” que facilita o acesso ao currículo. Esta formação pretende capacitar os docentes para os princípios da Inclusão e das formas de esta se desenvolver/materializar na cultura organizativa, quer na sala de aula considerando a avaliação como meio privilegiado para fazer aprender todos os alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Sensibilizar as lideranças de topo e intermédias para a criação de uma cultura organizacional inclusiva; - Sensibilizar os docentes para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem inclusivos; - Sensibilizar os docentes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula; - Sensibilizar os docentes para uma avaliação que compreenda a diferenciação de acesso ao currículo; - Dar a conhecer o Projeto de Educação Inclusiva; - Dar a conhecer o Círculo de Estudos sobre Avaliação Pedagógica.

Conteúdos

1. Sensibilização para o desenvolvimento de uma cultura organizacional inclusiva, para a o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores. 2. Dar a conhecer os projetos formativos: - Curso (25h): As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos - Curso (25h): Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula - Oficina (50h): Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores - Círculos de Estudo (38h = 25h+13h; 10 formandos): Para a Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: desenvolvimento e concretização dos Projetos de Intervenção.

Metodologias

Sessão teórica, com espaço para debate.

Avaliação

Acertificação implica a frequência da totalidade da formação.

Modelo

Questionário de satisfação online.

Formador

Alda Angelina Pereira dos Santos

Sandra Marina Garcia Gonçalves

Raquel Alexandra Duarte Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-01-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 11-01-2023
Fim: 11-01-2023
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-163/2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Plataforma Zoom