334

BioHorta na Escola turma 01

Apresentação

Atualmente, as crianças vivem afastadas da realidade da produção dos alimentos. O papel da BioHorta na escola pode contribuir para combater esta falta de conhecimento. Para além disso, ter uma BioHorta na escola permite trabalhar conteúdos e valores com crianças e adolescentes. A BioHorta tem também o importante papel de incentivar a alimentação saudável e o cuidado com o meio ambiente. Nesse sentido será desejável que cada escola possa ter, nos seus quadros, docentes com formação na área das Hortas Biológicas na Escola.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Adquirir conhecimentos sobre as Hortas Biológicas nas Escolas; 2. Criar e aplicar materiais educativos no processo de aprendizagem das matérias relacionadas com as Hortas Biológicas nas Escolas; 3. Incentivar a divulgação dos conteúdos desta formação junto da comunidade escolar; 4. Promover o envolvimento da população escolar, nomeadamente os alunos, motivando e consciencializando sobre a importância e impactos das dinamização de Hortas Pedagógicas nas Escolas.

Conteúdos

1. Apresentação da ação de formação. - 1 hora síncrona. 2. Introdução - Conceitos, princípios e objetivos. - 2 horas síncronas. 3. A Horta na Escola. - 3 horas síncronas + 3 horas assíncronas: 3.1. Tipologia das Hortas Biológicas; 3.2. Equipamentos; 3.3. Fases de produção; 3.4. Biodiversidade; 3.5. Sistemas de rega; 3.6. Colheita. 4. Trabalho Oficinal - Criação de uma apresentação pedagógica e didática sobre a criação de uma BioHorta escolar. - 2 horas assíncronas + 1,5 horas síncrona.

Metodologias

Nesta formação, em regime de frequência e-learning, serão abordados os conteúdos, recorrendo uma metodologia teórico-prática, que proporcione a interação com os formandos. Assim, serão usadas metodologias que fomentem a proatividade dos formandos e que conjuguem a exposição das diversas temáticas constantes dos conteúdos, com a realização de alguma partilha e reflexão sobre a prática que vai sendo implementada pelos formandos.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos terá por base a participação, o empenho nas sessões e o trabalho final elaborado pelos formandos, traduzido numa apresentação pedagógica e didática sobre a criação de uma BioHorta escolar.

Modelo

Questionário de avaliação da formação online.

Bibliografia

AUBERT, C. (1985). Le Jardin Potager Biologique. Le Courier de Livre.BIGGS, t. (1989). Culturas Hortícolas. Coleção Euroagro, Publicações Europa-América, Lisboa.FERREIRA, J. e al (1998). Manual da Agricultura Biológica. AGROBIO.NEWCOMB, D. 1991).A Horta Familiar - a mini horta intensiva. Coleção Euroagro, Publicações Europa-América, Lisboa.Reg. (UE) nº 889/2008 da Comissão de 5 de setembro, que estabelece normas de execução do Reg. CE nº 834/2007.

Formador

António Manuel Vieira Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-02-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
2 17-02-2023 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 22-02-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 22:00 5:00 Online assíncrona
4 23-02-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
Início: 16-02-2023
Fim: 23-02-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118625/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 12:30 h
Local: Plataforma de videoconferência