331

Projeto Cultural de Escola turma 01

Apresentação

O Plano Nacional da Artes (PNA) criado pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação tem como Missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. O conhecimento do Plano Estratégico do PNA, os conceitos, eixos, programas e medidas subjacentes permitirão a cada escola concretizar a territorialização das respetivas ações, ultrapassando as barreiras da sala de aula e da escola, numa perspetiva integradora do saber pela mobilização das artes e do património nas áreas disciplinares. Constituem as Escolas PNA uma rede colaborativa que privilegia a presença da cultura em todas as fases de educação e formação dos alunos. Em cada escola/agrupamento de escolas PNA, o desenvolvimento dos Projetos Culturais de Escola (PCE), mobilizam as comunidades educativas, em torno de prioridades especificas, enquadrando uma relação direta, científica e pedagógica, com o exercício profissional, no quadro da Missão do Plano Nacional das Artes (PNA). A Academia PNA vocacionada para a disponibilização de um portfolio de ações de capacitação e de uma bolsa de formadores/artistas e especialistas, em articulação com os CFAE, aposta na operacionalização de ações de formação diferenciadoras irigidas a docentes, técnicos de câmaras municipais e mediadores culturais, tendo em vista a pedagogia das artes e do património e a utilização dos diversos instrumentos propostos pelo PNA.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

I. Refletir sobre o poder das artes, do património e da cultura na vida dos cidadãos – e nas comunidades educativas, em particular; II. Identificar o PNA enquanto agente de transformação social e garante do acesso à cultura para todos e com todos; III. Reconhecer o efeito transdisciplinar/indisciplinar das artes e do património na gestão curricular; IV. Sensibilizar para a importância de elaborar um Projeto Cultural de Escola (PCE); V. Apresentar o PCE como uma metodologia de trabalho de projeto que visa a conceção de uma programação cultural e artística, participativa, transdisciplinar, integradora e sustentável; VI. Identificar passos de construção de um PCE; VII. Reconhecer a metodologia do trabalho de projeto como essencial ao PCE; VIII. Identificar estratégias de motivação de equipas; IX. Refletir no processo de constituição da Comissão Consultiva do PCE; X. Valorizar a constituição de redes de colaboração, locais e regionais, dentro e fora do universo escolar, com vista ao mapeamento e desenvolvimento de territórios de ação cultural/educativa; XI. Salientar a importância da formação dos agentes educativos na gestão da mudança de práticas.

Conteúdos

O poder das artes, do património e da cultura na vida dos cidadãos – e nas comunidades educativas, em particular; O PNA enquanto agente de transformação social e garante do acesso à cultura para todos e com todos; O efeito transdisciplinar/indisciplinar das artes e do património na gestão curricular; A importância de elaborar um Projeto Cultural de Escola (PCE); O PCE como uma metodologia de trabalho de projeto que visa a conceção de uma programação cultural e artística, participativa, transdisciplinar, integradora e sustentável; Passos de construção de um PCE; A metodologia do trabalho de projeto como essencial ao PCE; Estratégias de motivação de equipas; O processo de constituição da Comissão Consultiva do PCE; A constituição de redes de colaboração, locais e regionais, dentro e fora do universo escolar, com vista ao mapeamento e desenvolvimento de territórios de ação cultural/educativa; A importância da formação dos agentes educativos na gestão da mudança de práticas.

Metodologias

Sessão teórico-prática.

Avaliação

A certificação como ACD implica a frequência da totalidade das horas de formação.

Modelo

Questionário de satisfação online.

Observações

Paulo Pires do Vale, Dina Soares, Maria João Tudela e Maria Luísa Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-11-2022 (Segunda-feira) 16:45 - 19:45 3:00 Presencial
Início: 28-11-2022
Fim: 28-11-2022
Acreditação: 02/2022-2023_Formação não acreditada
Modalidade: Outro
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Banco das Artes - Leiria