Das aprendizagens curriculares às competências empreendedoras no ensino básico e secundário turma T02

Apresentação

Um dos aspetos que caracterizam as sociedades atuais são as sucessivas vagas de mudança que colocam em causa as qualificações profissionais adquiridas em percursos escolares cada vez mais longos e requerem competências para aprender e reaprender. ”Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender." (Toffler) Esta ação de formação pretende promover a aquisição de novas competências pessoais, sociais e emocionais dos professores para a promoção, junto dos alunos, de atitudes positivas, considerando as competências do aluno à saída da escolaridade obrigatória, promotores de uma “Sociedade da Aprendizagem Permanente”.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Sensibilizar os formandos para a importância de prepararem os alunos para os acelerados ritmos de mudança; - Familiarizar os formandos com metodologias práticas de ensino-aprendizagem (learning by doing); - Capacitar os professores para que possam promover junto dos alunos atividades promotoras de aprendizagens autónomas de competências pessoais e sociais, como a resolução de problemas, resiliência, criatividade, espírito de equipa, etc.; - Integrar novas competências pedagógicas na planificação de aulas e outras atividades de aprendizagem prática (projetos, trabalhos de grupo, visitas de estudo, etc); - Conceber e implementar um projeto-turma que vise o desenvolvimento e aplicação de competências empreendedoras nos alunos.

Conteúdos

SESSÕES DE TRABALHO PRESENCIAL (15 HORAS) Bloco1 – Conceito de empreendedorismo e o seu papel no contexto atual; Apresentação do programa de empreendedorismo no Ensino Básico e Secundário Dinâmicas de grupo para a criação um ambiente de confiança e partilha entre os formandos e autoavaliação das suas características empreendedoras. Atividades “anatomia do empreendedor” - o perfil e características de um empreendedor. Sensibilização para a importância do empreendedorismo no século XXI. A compreensão do papel dos empreendedores na sociedade. Bloco 2 – O entrosamento da temática de educação em empreendedorismo e o as orientações programáticas do Ensino Básico e Secundário. A ligação entre as áreas curriculares e o empreendedorismo, promotor de competências transversais e de conteúdos assentes numa base experimental, baseada em situações reais. Bloco 3 – Aprofundar a compreensão dos professores sobre a relevância da temática do empreendedorismo, de modo a mobilizá-los para uma intervenção inovadora no ensino do empreendedorismo nas suas escolas. Introdução ao “Modelo de ensino learning by doing”. Aplicação do Modelo de Empreendedorismo da CGI na conceção de atividades de empreendedorismo. Realização de simulações com vista a treinar diferentes dinâmicas e estratégias comunicativas. Bloco 4 – A relevância do desenvolvimento de competências empreendedoras para o desenvolvimento do aluno. Introdução de estratégias pedagógicas no desenvolvimento do projeto e promoção de competências base para o desenvolvimento do perfil empreendedor como: criatividade, iniciativa, trabalho em equipa, resolução de problemas, entre outros. Bloco 5 – O empreendedorismo na prática – preparação e acompanhamento dos professores para os momentos altos. Nesta etapa pretende-se ajudar os professores a dar forma aos conteúdos trabalhados. Serão abordados alguns conceitos como planeamento, estratégias de comunicação e divulgação. SESSÕES DE TRABALHO AUTÓNOMO (15 HORAS) O trabalho autónomo pretende que os professores tenham oportunidade de implementar as diferentes metodologias, estratégias e ferramentas apreendidas no decorrer da Oficina de Formação em trabalho presencial. Cada docente deve implementar um projeto-turma, ou seja, um projeto de educação em empreendedorismo que se interliga com os conteúdos programáticos das diferentes disciplinas. Será entregue um conjunto de atividades ao professor que o permitirão promover junto dos seus alunos as principais competências, pessoais e sociais, inerentes a um perfil empreendedor. Estas atividades têm simultaneamente como objetivo, levar a turma a desenvolver um projeto que dê a oportunidade aos alunos de demonstrarem as suas aprendizagens e ter uma experiência empreendedora diferente daquelas a que estão habituados. No desenvolvimento do projeto os professores poderão utilizar os materiais pedagógicos que lhe serão fornecidos e as sessões serão dinamizadas de acordo com o edital do ME- DGIDC para o empreendedorismo.

Metodologias

SESSÕES PRESENCIAIS: Fase 1 (6 h): Conceitos e teorias fundamentais sobre mudança, criatividade e empreendedorismo. Metodologias para promover a aprendizagem destes conceitos em salas de aula de diferentes disciplinas. Organização da formação e articulação entre a formação presencial e trabalho autónomo. Fase 2 (6 h): Metodologias para aprendizagem prática dos processos de inovação. Apresentação e debate de proposta de intervenção em múltiplos contextos. Fase3 (3h): Partilha de práticas e materiais. Avaliação dos formandos e da ação; TRABALHO AUTÓNOMO: Fase 1 ( 6 h): Pesquisa bibliográfica e documental; Enquadramento curricular da temática e articulação com os docentes da turma; Definição dos contextos de intervenção; Definição um projeto de turma, ou seja, um tema e/ou objetivo em que irão trabalhar e procurar integrar no desenvolvimento do mesmo conceito. Fase 2 (6h): Implementação e avaliação do projeto de intervenção de turma. Fase 3 ( 3 h): Elaboração de um relatório sumário e do portfólio de materiais. Sistematização da avaliação e respetivas conclusões.

Avaliação

Avaliação quantitativa dos formandos, e expressa numa escala de 1 a 10 valores, tendo em conta critérios diferenciados para cada uma das componentes da formação, a saber: - Sessões Presenciais Conjuntas: pontualidade, participação nas atividades propostas, contributos para o debate e desenvolvimento da ação e partilha de práticas e materiais; - Trabalho Autónomo: qualidade dos planos de intervenção, em função do contexto e destinatários, materiais de apoio, atividades realizadas e respetiva avaliação. Os formandos serão sujeitos a uma avaliação contínua por observação e ainda a realização de um relatório final, onde constem as evidências do trabalho que desenvolveram e uma reflexão do mesmo.

Formador

Ana Margarida Mendes Mineiro Domingues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-11-2022 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 06-12-2022 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 10-01-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 31-01-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 28-02-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 15-11-2022
Fim: 28-02-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-113433/21
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Escola Secundária Engº Calazans Duarte - Marinha Grande