Como fazer da sala de aula uma oportunidade de aprender habilidades para a vida. Diversos exercícios e exploração do programa “A Aventura da Vida.” turma 01

Apresentação

O PIICIE - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela CIMRL, promove o acesso a um conjunto de atividades complementares para a redução do abandono escolar e a promoção do sucesso educativo, entre as quais, o desenvolvimento de habilidades para a vida essenciais à promoção da saúde - “A Aventura da Vida”. Um programa que integra recursos pedagógicos, elaborado pela Fundación EDEX e traduzido para português em parceria com o Programa Like Saúde, coordenado pelo CRI de Leiria da ARS Centro I.P. Trata-se de um programa a explorar em contexto de sala de aula, pelos educadores e professores do 1º CEB dos 10 municípios associados. Estima-se a sua adequação para crianças da educação pré-escolar e para alunos do 1.º ciclo do ensino básico, num total de cerca de 15 mil. O programa “A Aventura da Vida” serve de base a uma ação de consciencialização e capacitação da comunidade educativa para a promoção de uma intervenção preventiva e integrada para hábitos de vida saudável, que potenciem o bem-estar físico, psicológico e social. As temáticas dos recursos pedagógicos vão ao encontro dos diferentes domínios da Educação para a Cidadania, assim como do Referencial de Educação para a saúde. Contribuindo também para as áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Em termos de conhecimento: • Rever o modelo Skills for Life (HpV) proposto em 1993 pela Organização Mundial de Saúde e sua contribuição para a promoção da saúde e educação de qualidade. Em termos de habilidades: • Saber como as Habilidades para a Vida podem ser ensinadas e aprendidas com o papel de liderança de meninas e meninos. Em termos de atitude: • Que cada pessoa encontre sentido e se sinta disposta a aprender e ensinar essas habilidades usando o programa A Aventura da Vida.

Conteúdos

• As Habilidades para a Vida propostas pela OMS: exploração rápida e prática de cada uma delas, com destaque para sua capacidade transformadora e sua contribuição para a Promoção da Saúde. • Como as habilidades de vida são ensinadas e aprendidas? • A Aventura da Vida, exploração rápida do programa, materiais didáticos e formas de implementação em sala de aula.

Metodologias

Teórico-prática.

Avaliação

Frequência da totalidade das horas de formação.

Modelo

Questionário online.

Observações

Iván Darío Chahín Pinzón e Susana Alexandra Frutuoso Henriques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-10-2022 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 13-10-2022
Fim: 13-10-2022
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-156/2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Museu de Leiria (Sala do Capítulo)