V Encontro do Centro de Formação de LeiriMar - (Trans)Formar a Escola – desafios e oportunidades para uma Educação com futuro turma ND_VEncontro

Apresentação

Na continuidade da implementação das políticas educativas, torna-se importante proporcionar uma reflexão sobre o papel da Escola no contexto atual de pós-pandemia e na (re)estruturação dos pilares basilares para a construção de uma Educação que transborda as fronteiras físicas da Escola e acontece, cada vez mais, num ambiente digital. Assim, é fundamental criar, na Escola, momentos para a criação de olhares discernidos, centrados no essencial, com uma visão humanista sobre todos os atores educativos. É à luz do mais recente quadro legal e conceptual e dos atuais documentos curriculares que a Escola se deverá constituir como o foco para a construção de uma sociedade de esperança, assumindo-se como geradora da mudança, agregadora e mobilizadora de ideias e ideais, empreendedora no investimento humano e produtora de bens culturais e do bem-estar de toda a comunidade escolar. É este o enquadramento deste Encontro de escolas associadas ao CF de LeiriMar.

Destinatários

Assistentes Operacionais, Assistentes Sociais, Animadores Culturais, Terapeutas Ocupacionais, Terapeutas da fala, Técnicos Especializados.

Objetivos

1. Consolidar a cultura de cooperação em rede das escolas entre si e com outras entidades parceiras para proporcionar uma apropriação mútua das oportunidades e desafios educativos existentes; 2. Aceder a quadros conceptuais e teóricos que enquadrem as diferentes temáticas propostas, bem como estudos realizados; 3. Refletir sobre metodologias que permitam otimizar processos e estratégias de avaliação pedagógica; 4. Conhecer estratégias e metodologias inovadoras de trabalho colaborativo, flexibilização curricular e articulação; 5. Promover a reflexão sobre a comunicação organizacional e a relação pedagógica; 6. Mobilizar a comunidade educativa para a importância dos temas em questão, mediante discussão e trocas de experiências entre os diversos agentes ligados ao mundo da educação e formação e ao mundo do trabalho; 7. Divulgar trabalhos, projetos e iniciativas que possam constituir-se como boas práticas, favorecendo a criação de um efeito multiplicador.

Conteúdos

Jornada 1 Receção dos formandos e sessão de abertura Apresentação dos objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação Painel 1 | Desafios de fazer aprender O futuro presente da escola A recuperação das aprendizagens – desafios e constrangimentos A avaliação como aprendizagem Avaliar para incluir Painel 2| Desenvolvimento de dinâmicas e atividades pedagógicas – Workshops (cada docente inscreve-se num dos workshops com as seguintes temáticas) - Conceção e desenvolvimento de atividades e dinâmicas pedagógicas - Contributo das temáticas para o desenvolvimento de metodologias ativas na sala de aula Temáticas dos workshops: Avaliação Pedagógica Educação para a Cidadania Educação Inclusiva Bem-estar dos professores e dos alunos Visualização de dados nas organizações escolares Mundo do Trabalho Projetos Europeus Jornada 2 Partilha/reflexão plenária sobre as experiências dos workshops Painel 3 | Aprender com o digital O digital ao serviço da transformação da escola e da sociedade A integração das TIC para uma outra reorganização e gestão da sala de aula Construir a avaliação no ambiente digital Painel 4 | Aprender com uma escola feliz É possível uma “happy school”/escola feliz? Alunos felizes aprendem melhor? Que desafios? Professor, líder da felicidade? Jornada 3 - Elaboração de uma reflexão sobre o Encontro.

Avaliação

Avaliação quantitativa e qualitativa. Frequência obrigatório de 80% da duração da formação.

Modelo

Participação: 30%, Assiduidade 30%, Trabalho escrito 40%.

Bibliografia

Dias, J. (2021). “Da filosofia da felicidade ao programa “Happy Schools”. Jesuíno, B. Educação para a Felicidade e o Bem-Estar. Lisboa: RH Editora. Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas.

Formador

Nelson Cândido Pedrosa Marques Cardoso

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-07-2022 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 11-07-2022 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 12-07-2022 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 12-07-2022 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
5 12-07-2022 (Terça-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Presencial
Início: 11-07-2022
Fim: 12-07-2022
Acreditação: DGAE/817/2022
Modalidade: Seminário
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: ES Eng.º Calazans Duarte e Casa da Cultura-Teatro Stephens