280

“EDUCAR, INOVAR e INCLUIR ” - II Seminário de Boas Práticas na Educação – Região de Leiria – PICIE turma PICIE_1

Apresentação

Este Seminário visa proporcionar uma reflexão criativa e inovadora sobre a Educação do Futuro, através da escola, uma Educação promotora de Inclusão e Inovação nos seus mais diferentes eixos de ação. Desta forma, pretende-se criar um momento de partilha e reflexão sobre a importância das escolas como laboratórios de inovação e criatividade, promotoras de aprendizagens profícuas, alinhadas com o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. É imprescindível fomentar Escolas impulsionadoras da ousadia dos alunos e dos professores, em prol do seu sucesso e bem-estar, pessoal, social e emocional. Entendemos que, com esta reflexão, estamos a melhorar as condições para que as escolas se tornem espaços de transformação dos alunos e dos professores nos líderes de amanhã, verdadeiros agentes de mudança e de promoção de um mundo mais competitivo, criativo, inovador e ousado.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Identificar as diferentes perspetivas relativamente ao conceito “Sucesso Escolar”; 2. Contribuir para a construção de percursos pedagógicos capazes de transformar as crianças de “hoje” em adultos responsáveis de “amanhã”; 3. Perspetivar alterações ao nível das salas de aula, capazes de as preparar para responder às necessidades das crianças do Século XXI; 4. Entender a importância de serem criadas condições de apoio ao docente em sala de aula, promotoras do seu bem-estar pessoal, social e emocional; 5. Conceber orientações e instrumentos de suporte para dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental; 6. Perceber o contributo das escolas inclusivas na formação de jovens responsáveis.

Conteúdos

Dia 1 - 7h00 Abertura | 9h00 às 9h45 Apresentação dos objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação. Painel 1 – Região de Leiria – Um território de Escolas de Sucesso | 9h45 às 11h30 Como se distingue do insucesso escolar; Como reverter os percursos de insucesso escolar; Contributos para a criação de escolas de sucesso; Apresentação de evidências da ação dinamizada no Território de Leiria. Painel 2 – Educação Transformadora para um Território Inovador| 11h30 às 13h00 Escolas Transformadoras: Colaboração, Transformação e Políticas Educativas; Educação para a Cidadania Global promotora de Territórios Inovadores; Um Educação transformadora que posso renovar estratégias de ensino-aprendizagem. Painel 3 – Educar para a Inclusão e Igualdade de Género | 14h30 às 16h00 Inclusão e equidade, vetores de uma educação para todos; Promover a inclusão e o sucesso educativo junto das novas gerações; Igualdade de género: O que é? Como se promove em meio escolar? Painel 4 – Os Docentes de Hoje: a saúde e o seu bem-estar | 16h00 às 17h30 Saúde Mental: as competências pessoais, sociais e emocionais dos docentes; Estratégias em sala de aula para a gestão de conflitos; O sucesso escolar de um aluno determinado por um professor de sucesso. Dia 2 - 7h00 Painel 5 - Desenvolvimento de dinâmicas e atividades pedagógicas - Workshops, seguidamente pormenorizados: (Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do seminário; Conceção e desenvolvimento de atividades e dinâmicas pedagógicas; Contributos para a introdução das temáticas abordadas nas práticas letivas) TEMAS Workshops temáticos – 1ª Parte (salas múltiplas) |9h30 - 12h30 Brincar para Educar Habilidades para a vida – A Aventura da vida Educação para a inclusão Inteligência Emocional Igualdade de Género Educação para o Empreendedorismo Educação para o voluntariado Transformar a sala de aula Mindfulness para professores Cidadania Digital – Como usar ferramentas digitais Workshops temáticos – 2ª Parte (salas múltiplas) | 14h00 - 17h00 Brincar para Educar Habilidades para a vida – A Aventura da vida Educação para a inclusão Inteligência Emocional Igualdade de Género Educação para o Empreendedorismo Educação para o voluntariado Transformar a sala de aula Mindfulness para professores Cidadania Digital – Como usar ferramentas digitais 17h00| 18h00 – Sessão de Encerramento| Avaliação e conclusões Apresentação dos resultados e realização da avaliação da ação.

Metodologias

Esta ação de formação engloba diversas metodologias e será organizada em 5 sessões com duração final de 14 horas. O(s) formador(es), no início da primeira sessão, apresentarão os objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação (45 min). Os blocos de formação 1, 2, 3, 4 e 5 serão organizadas de modo a que os Formandos participem em sessões plenárias e momentos em regime de workshop, em que o grande grupo é dividido em grupos de trabalho. A sessão final de Avaliação (90 min) realiza-se, no final da ação, para a apresentação e debate de conclusões, bem como a avaliação da Ação. As sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas, sendo utilizados os métodos: expositivo, interrogativo e ativo, abrangendo, entre outras, as seguintes metodologias específicas: • Dinâmica de Grupo; • Debate; • Exposição Oral; • Trabalho colaborativo; • Trabalho Individual; •Tentativa e Descoberta; • Interação; • Trabalho de Campo; • Análise de dados.

Avaliação

Classificação na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007. Cada formando realizará um trabalho escrito individual.

Modelo

Colóquios; congressos; simpósios; jornadas ou iniciativas congéneres

Formador

Alexandre Jorge Alves Anastácio de Almeida

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-07-2022 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 07-07-2022 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 08-07-2022 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona
4 08-07-2022 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
5 08-07-2022 (Sexta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Online síncrona
Início: 07-07-2022
Fim: 08-07-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-115535/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 14 h
Local: Auditório da ESTG Inst. Politécnico Leiria e Plataforma ZOOM