266

(Trans)Formar a Escola – desafios e oportunidades para uma Educação com futuro turma W7 | ProjEurop.

Apresentação

Na continuidade da implementação das políticas educativas, torna-se importante proporcionar uma reflexão sobre o papel da Escola no contexto atual de pós-pandemia e na (re)estruturação dos pilares basilares para a construção de uma Educação que transborda as fronteiras físicas da Escola e acontece, cada vez mais, num ambiente digital. Assim, é fundamental criar, na Escola, momentos para a criação de olhares discernidos, centrados no essencial, com uma visão humanista sobre todos os atores educativos. É à luz do mais recente quadro legal e conceptual e dos atuais documentos curriculares que a Escola se deverá constituir como o foco para a construção de uma sociedade de esperança, assumindo-se como geradora da mudança, agregadora e mobilizadora de ideias e ideais, empreendedora no investimento humano e produtora de bens culturais e do bem-estar de todos. Assim, este curso concretiza-se num Encontro que visa criar momentos para a construção de um pensamento crítico sobre a importância e o papel da Escola como espaço físico e digital ao serviço de uma construção curricular que procure encontrar os equilíbrios e as participações necessárias dos diversos agentes educativos – alunos e professores – nos processos de aprender. Para além de robustecer as redes de partilha entre os professores das escolas associadas, este curso propõe-se, ainda, a olhar para a autonomia e flexibilidade curricular, a perspetiva integrada da avaliação, para o Plano Digital das Escolas, para a Educação Inclusiva e para a Estratégia da Educação para a Cidadania como potenciadores para a construção de processos integrados, articulados e/ou diferenciados conducentes ao desenvolvimento das competências dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Consolidar a cultura de cooperação em rede das escolas entre si e com outras entidades parceiras para proporcionar uma apropriação mútua das oportunidades e desafios educativos existentes; 2. Aceder a quadros conceptuais e teóricos que enquadrem as diferentes temáticas propostas, bem como estudos realizados; 3. Refletir sobre metodologias que permitam otimizar processos e estratégias de avaliação pedagógica; 4. Conhecer estratégias e metodologias inovadoras de trabalho colaborativo, flexibilização curricular e articulação; 5. Promover a reflexão sobre a comunicação organizacional e a relação pedagógica; 6. Mobilizar a comunidade educativa para a importância dos temas em questão, mediante discussão e trocas de experiências entre os diversos agentes ligados ao mundo da educação e formação e ao mundo do trabalho; 7. Divulgar trabalhos, projetos e iniciativas que possam constituir-se como boas práticas, favorecendo a criação de um efeito multiplicador.

Conteúdos

Jornada 1 Receção dos formandos e sessão de abertura Apresentação dos objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação Painel 1 | Desafios de fazer aprender O futuro presente da escola A recuperação das aprendizagens – desafios e constrangimentos A avaliação como aprendizagem Avaliar para incluir Painel 2| Desenvolvimento de dinâmicas e atividades pedagógicas – Workshops (cada docente inscreve-se num dos workshops com as seguintes temáticas) - Conceção e desenvolvimento de atividades e dinâmicas pedagógicas - Contributo das temáticas para o desenvolvimento de metodologias ativas na sala de aula Temáticas dos workshops: Avaliação Pedagógica Educação para a Cidadania Educação Inclusiva Bem-estar dos professores e dos alunos Visualização de dados nas organizações escolares Mundo do Trabalho Projetos Europeus Jornada 2 Partilha/reflexão plenária sobre as experiências dos workshops Painel 3 | Aprender com o digital O digital ao serviço da transformação da escola e da sociedade A integração das TIC para uma outra reorganização e gestão da sala de aula Construir a avaliação no ambiente digital Painel 4 | Aprender com uma escola feliz É possível uma “happy school”/escola feliz? Alunos felizes aprendem melhor? Que desafios? Professor, líder da felicidade? Jornada 3 Realização da avaliação da ação e apresentação dos resultados em formato de reflexão individual

Metodologias

Esta ação de formação engloba diversas metodologias e será organizada em 4 sessões com duração final de 15 horas. O(s) formador(es), no início da primeira sessão, apresentarão os objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação (30 min). Os painéis de formação 1, 3 e 4 serão organizados de modo a que os formandos participem em sessões plenárias; o momento 2 realiza-se em regime de workshop, em que o grande grupo é dividido em grupos de trabalho, sendo possível cada formando optar por um dos workshops. A sessão final (1h30 min) realiza-se, no final da ação, para a apresentação de conclusões e avaliação da ação. As sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas, sendo utilizados os métodos: expositivo, interrogativo e ativo, abrangendo, entre outras, as seguintes metodologias específicas: (1) Dinâmica de Grupo; (2) Debate; (3) Exposição Oral; (4) Trabalho colaborativo; (5) Trabalho Individual; (6) Tentativa e Descoberta; (7) Interação; (8) Análise de dados.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

Modelo

Colóquios; congressos; simpósios; jornadas ou iniciativas congéneres

Formador

João José Baião de Jesus Peres

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-07-2022 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 11-07-2022 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 12-07-2022 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 12-07-2022 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
5 12-07-2022 (Terça-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Presencial
Início: 11-07-2022
Fim: 12-07-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-114769/22
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: ES Eng.º Calazans Duarte e Casa da Cultura-Teatro Stephens