Práticas de Promoção de Competências facilitadoras da Aprendizagem da Leitura e Escrita turma T1_Marrazes
Apresentação
Tendo em conta os resultados obtidos no rastreio efetuado no ano letivo anterior junto das crianças de 5/6 anos da Educação Pré-escolar, e indo ao encontro da intervenção multinível consagrada no decreto-lei nº 54/2018, pretende-se capacitar os agentes educativos (professores de apoio educativo) para a implementação de estratégias e atividades estruturadas que previnam o insucesso na aprendizagem da leitura e escrita.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Capacitar os agentes educativos (professores de apoio educativo) para a implementação de estratégias e atividades estruturadas que previnam o insucesso na aprendizagem da leitura e escrita.
Conteúdos
a) Apresentação do programa PCALE-1 (Programa de Promoção de Competências facilitadoras da Aprendizagem da Leitura e Escrita) – objectivos e fundamentação b) Exposição e explicitação das atividades práticas do programa c) Treino de algumas competências inerentes
Observações
Ana Isabel Graça e Elisabete Lagoa Francisco