257

Observatório para a Sobredotação e Talento turma 01

Apresentação

O Observatório para a Sobredotação e Talento (OST) é uma plataforma destinada à comunidade educativa e à comunidade académica/ científica, de adesão gratuita e aberta a entidades nacionais e internacionais, com vista ao real conhecimento da situação da sobredotação em Portugal. Pretende centralizar instrumentos e boas práticas de identificação e intervenção nas altas capacidades e talentos a disponibilizar aos aderentes da plataforma e ao público em geral e desenvolver ações de capacitação de técnicos e docentes. O OST ambiciona que a temática da sobredotação, talento e altas capacidades seja de domínio público e mobilizadora de ações na área educativa e social, junto de crianças e jovens com características de sobredotação, suas famílias e ambientes educativos, tendo em vista o desenvolvimento integral, a equidade e a inclusão educativa destas crianças e jovens. Esta ação enquadra-se em dinâmicas de capacitação do OST nas suas dimensões de ação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Compreender os conceitos-chave e alguns dos modelos teóricos acerca das altas capacidades e talentos; - Conhecer as respostas educativas inclusivas para as altas capacidades e talentos; - Conhecer o Observatório para a Sobredotação e Talento.

Conteúdos

- Conceitos-chave e alguns dos modelos teóricos acerca das altas capacidades e talentos; - Respostas educativas inclusivas para as altas capacidades e talentos; - Apresentação do Observatório para a Sobredotação e Talento.

Metodologias

Sessões teórico-práticas.

Avaliação

A certificação como ACD implica a frequência da totalidade das horas de formação.

Modelo

Questionário de satisfação online.

Observações

Alberto Fernando Moreira da Rocha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-06-2022 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 07-06-2022
Fim: 07-06-2022
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-152/2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo - Leiria