Desenvolvimento da linguagem - Identificação de sinais de alerta e atividades de estimulação no pré-escolar turma 01
Apresentação
A iniciativa surge do relato das dificuldades por parte dos docentes em identificar sinais de alerta precocemente ao nível da linguagem oral e fala, bem como sobre a conduta a tomar. Os docentes relatam ainda necessidade de formação no sentido de os capacitar para melhor realizar o estímulo linguístico, tanto com crianças sem alterações como com crianças com alterações no âmbito da linguagem e fala. Considera-se esta iniciativa muito importante tendo em conta que mais de 75% das crianças rastreadas com 4 ou 5 anos no agrupamento demonstraram algum tipo de risco no desenvolvimento da linguagem, e mais de 20% apresentaram alterações neste âmbito.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Capacitar os educadores de infância na identificação de sinais de alerta no desenvolvimento da linguagem; - Capacitar os educadores para otimizarem as atividades realizadas, para maior e mais eficaz estimulação linguística. - Dotar os educadores de infância do conhecimento mais recente sobre o desenvolvimento da linguagem dos 2 aos 6 anos. - Promover o desenvolvimento linguístico das crianças a frequentar o pré-escolar. - Diminuir as fragilidades linguísticas das crianças a frequentar o pré-escolar. - Promover o sucesso escolar futuro das crianças a frequentar o pré-escolar.
Conteúdos
Desenvolvimento da linguagem e fala até aos 6 anos de idade. Sinais de alerta para cada faixa etária. Sugestões de atividades de estimulação linguística passíveis de realizar na dinâmica da sala de pré-escolar. Sugestões de estratégias a adotar em sala de aula para promoção do desenvolvimento da linguagem.
Metodologias
Sessões teórico-práticas.
Avaliação
A certificação como ACD implica a frequência da totalidade das horas de formação.
Modelo
Questionário de satisfação online.
Formador
Marina Isabel Lamas dos Santos Lopes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-05-2022 (Quarta-feira) | 16:00 - 17:30 | 1:30 | Presencial |
2 | 01-06-2022 (Quarta-feira) | 16:00 - 17:30 | 1:30 | Presencial |