256

Desenvolvimento da linguagem - Identificação de sinais de alerta e atividades de estimulação no pré-escolar turma 01

Apresentação

A iniciativa surge do relato das dificuldades por parte dos docentes em identificar sinais de alerta precocemente ao nível da linguagem oral e fala, bem como sobre a conduta a tomar. Os docentes relatam ainda necessidade de formação no sentido de os capacitar para melhor realizar o estímulo linguístico, tanto com crianças sem alterações como com crianças com alterações no âmbito da linguagem e fala. Considera-se esta iniciativa muito importante tendo em conta que mais de 75% das crianças rastreadas com 4 ou 5 anos no agrupamento demonstraram algum tipo de risco no desenvolvimento da linguagem, e mais de 20% apresentaram alterações neste âmbito.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Capacitar os educadores de infância na identificação de sinais de alerta no desenvolvimento da linguagem; - Capacitar os educadores para otimizarem as atividades realizadas, para maior e mais eficaz estimulação linguística. - Dotar os educadores de infância do conhecimento mais recente sobre o desenvolvimento da linguagem dos 2 aos 6 anos. - Promover o desenvolvimento linguístico das crianças a frequentar o pré-escolar. - Diminuir as fragilidades linguísticas das crianças a frequentar o pré-escolar. - Promover o sucesso escolar futuro das crianças a frequentar o pré-escolar.

Conteúdos

Desenvolvimento da linguagem e fala até aos 6 anos de idade. Sinais de alerta para cada faixa etária. Sugestões de atividades de estimulação linguística passíveis de realizar na dinâmica da sala de pré-escolar. Sugestões de estratégias a adotar em sala de aula para promoção do desenvolvimento da linguagem.

Metodologias

Sessões teórico-práticas.

Avaliação

A certificação como ACD implica a frequência da totalidade das horas de formação.

Modelo

Questionário de satisfação online.

Formador

Marina Isabel Lamas dos Santos Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-05-2022 (Quarta-feira) 16:00 - 17:30 1:30 Presencial
2 01-06-2022 (Quarta-feira) 16:00 - 17:30 1:30 Presencial
Início: 25-05-2022
Fim: 01-06-2022
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-151/2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria