Avaliação Pedagógica: desenvolver processos de recolha de informação para feedback eficaz numa avaliação aferida a critérios turma T1_CM
Apresentação
Nos últimos anos, fruto das recentes políticas educativas, a avaliação pedagógica tem vindo a assumir um foco central levando as escolas procurarem desenvolver processos de reflexão em torno da sua mais eficiente operacionalização. Neste contexto, as escolas têm procurado criar momentos de reflexão ideológica, de concertação procedimental entre os professores com vista à melhoria do processo de recolha de informações acerca das aprendizagens realizadas pelos alunos para posterior feedback. Para que as escolas possam aprofundar este processo, necessitam que o maior número de docentes possa aprofundar as dimensões do processo de avaliação pedagógica.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Clarificar conceitos associados à avaliação criterial - Potencialidade do feedback eficaz para a aprendizagem dos alunos - Tipificação de técnicas de recolha de informação e respetivos processos pedagógicos - Desenvolver processos de recolha de informação numa avaliação criterial segundo modelo ação-reflexão
Conteúdos
1. A avaliação criterial a) Definição de critérios de avaliação para o agrupamento e domínios por disciplinas b) Relevância dos critérios de avaliação para fazer aprender na sala de aula 2. As potencialidades do feedback eficaz para as aprendizagens dos alunos 3. Os processos de recolha de informação a) Técnicas de recolha de informação b) Adequação das práticas pedagógicas e processos de recolha de informação c) Impacto da informação recolhida para professores e alunos: conhecer para desenvolver processo de regulação e/ou de autorregulação 3. Construir processos de recolha de informação a) Planificar práticas pedagógicas e respetivos processos de recolha de informação b) Aplicar em sala de aula e refletir e melhorar em contexto formativo processos de recolha de informação planificados
Formador
Nelson Cândido Pedrosa Marques Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-05-2022 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 01-06-2022 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |