Centros Qualifica e processos de RVCC: que novos caminhos? turma 01

Apresentação

A atualização do RVCC para o nível básico pretende melhorar a relevância das respostas de qualificação de adultos aos vários desafios atuais e futuros, pelo ritmo cada vez mais acelerado da mudança, e alinhar estas respostas com os referenciais e as recomendações nacionais e internacionais nesta matéria, facilitando, inclusive, o reconhecimento dessas competências num contexto de mobilidade acrescida. Acrescenta um novo conjunto de competências, de natureza pessoal e relacional, procurando com isso dar visibilidade a algumas das soft skills que são muito valorizadas no mercado de trabalho. Por outro lado, alarga a aplicação do referencial a um público-alvo mais abrangente, designadamente aos adultos com muito baixas qualificações e baixos níveis de literacia, permitindo a inclusão destes públicos em percursos de qualificação ao nível do B1. Assim, a equipa do Centro Qualifica tem de se apropriar das mudanças trazidas com a publicação do novo referencial de competências-chave para o Básico, bem como dos novos diplomas legais no âmbito da Educação e Formação de Adultos (EFA).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Apresentar o regime de transição entre os dois referenciais, bem como as regras para a sua operacionalização; • Atualizar os conhecimentos sobre o novo referencial de competências-chave para o Ensino Básico, partilhando as principais alterações deste novo referencial face ao referencial anterior; • Dar a conhecer a capitalização das Unidades de Competência (UC)/Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) do referencial anterior com as novas UC deste referencial; • Adequar as metodologias de trabalho no âmbito da EFA – processos de RVCC.

Conteúdos

1. Alterações introduzidas pelo “Novo referencial de competências-chave de educação e formação de adultos – nível básico” – 11 horas: A. Reflexão sobre as diferenças e a operacionalizar as alterações: - Cultura, Língua e Comunicação (CLC): Como a componente da cultura se integra nesta nova ACC? Como se pode operacionalizar a alteração do contexto, da temática e do nível de complexidade da competência da comunicação, de nível para nível, em língua estrangeira? Como operacionalizar os “critérios de desempenho” e/ou “realizações” nas grelhas de registo de evidenciação de competências? O que deve ser atualizado na apresentação do referencial, considerando as sugestões em “Contexto (uso da competência)”? - Competência Digital (CD): Como operacionalizar os “critérios de desempenho” e/ou “realizações” nas grelhas de registo de evidenciação de competências? O que deve ser atualizado na apresentação do referencial, considerando as sugestões em “Contexto (uso da competência)”? - Matemática, Ciências e Tecnologia (MCT): Como a componente de competências básicas em ciências e tecnologia se integra nesta nova ACC? Como operacionalizar os “critérios de desempenho” e/ou “realizações” nas grelhas de registo de evidenciação de competências? O que deve ser atualizado na apresentação do referencial, considerando as sugestões em “Contexto (uso da competência)”? - Cidadania e Empregabilidade (CE): como o ajustamento dos temas aos desafios da sociedade portuguesa, europeia e global atuais e a introdução de outros, associados à educação financeira e ao empreendedorismo se verificam nesta ACC? como operacionalizar os “critérios de desempenho” e/ou “realizações” nas grelhas de registo de evidenciação de competências? o que deve ser atualizado na apresentação do referencial, considerando as sugestões em “Contexto (uso da competência)”? 2. Análise e comparação das alterações de vários normativos legais– 4 horas: A. Análise dos preâmbulos dos três diplomas legais: - Portaria n.º 232/2016, de 29 de agosto: crítica a anteriores políticas da EFA; instrumentos de revitalização da EFA; princípios subjacentes aos processos de RVCC; - Portaria n.º 61/2022, de 31 de janeiro: vantagens dos processos de RVCC; novidades no desenvolvimento dos processos de RVCC trazidas por esta portaria; - Portaria n.º 62/2022, de 31 de janeiro: enquadramento do “aprofundamento” do papel dos Centros Qualifica em planos e metas nacionais e europeias; importância das Comissões de Avaliação e Certificação; atividade à distância; B. Comparação entre as alterações introduzidas com a revogação da Portaria n.º 232/2016, de 29 de agosto, decorrente da Portaria n.º 62/2022, de 31 de Janeiro.

Metodologias

As sessões terão um caráter teórico-prático, com apresentação dos diplomas legais; trabalho de grupo: reflexão acerca das alterações introduzidas; reformulação dos instrumentos a utilizar no âmbito dos processos de RVCC de nível Básico; adequação de metodologias de atuação da equipa do Centro Qualifica.

Avaliação

A avaliação dos formandos será feita de acordo com os Critérios Gerais de Avaliação definidos pelo CFAE de LeiriMar, determinados pelo Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores e pela Carta Circular 3/2007 do CCPFC. No final da ação, será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores. Considera-se classificação positiva toda e qualquer avaliação igual ou superior a 5, implicando atribuição de créditos de formação. As avaliações inferiores a 5 implicam reprovação do formando. Nessa avaliação serão tidos em conta alguns indicadores: Participação na ação, realizada com base na observação direta feita pelo formador, tendo como base a participação e desempenho dos formandos na realização dos trabalhos; Reflexão individual crítica do percurso formativo com a indicação dos impactos no desenvolvimento profissional e organizacional.

Modelo

Questionário de satisfação online.

Formador

Maria Sofia Ferreira Couto Duarte

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-04-2022 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 27-04-2022 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 04-05-2022 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
4 11-05-2022 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
5 18-05-2022 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 20-04-2022
Fim: 18-05-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-114866/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Secundária Engº Calazans Duarte, Marinha Grande