248

I Jornadas de Saúde Mental de Leiria - “Não há saúde sem Saúde Mental” - Práticas na Comunidade turma 01

Apresentação

Num contexto (pós)-pandémico, a temática da saúde mental adquiriu uma maior relevância, e as escolas constituem um contexto privilegiado para a criação de ambientes promotores da saúde mental. A intervenção dos agentes educativos, quando implementada de forma eficaz, pode produzir benefícios a longo prazo para os jovens, incluindo o funcionamento emocional e social, o que se traduz num melhor desempenho académico, para além de poder garantir a sustentabilidade de vidas equilibradas e felizes. A falta de informação adequada sobre a saúde mental constitui um dos maiores constrangimentos a uma intervenção precoce, daí a pertinência de proporcionar momentos de capacitação e partilha entre professores, profissionais da educação, da saúde, envolvendo instituições relevantes da comunidade, autarquias, famílias e escolas, pelo que se torna premente aumentar a literacia em saúde mental nas escolas. É primordial capacitar os professores, psicólogos e outros profissionais da educação, contribuindo para a implementação de ações que visem promover a saúde mental nos jovens e a melhoria da qualidade da referenciação dos mesmos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Promover o diálogo entre os agentes educativos e a comunidade educativa sobre a saúde mental de crianças e adolescentes; 2. Mobilizar a comunidade educativa para a importância da temática da saúde mental, mediante discussão e trocas de experiências entre os diversos agentes ligados à educação e formação e à saúde; 3. Divulgar trabalhos, projetos e iniciativas que possam constituir-se como boas práticas, favorecendo a criação de um efeito multiplicador; 4. Incrementar a literacia na área da saúde mental, fornecendo conhecimentos que permitam a referenciação precoce e a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes; 5. Possibilitar um eficaz encaminhamento com maior eficácia em situações complexas.

Conteúdos

Jornada 2 (3h00) Painel 4 | (Mesa Redonda) Promoção da Saúde Mental: Boas práticas na comunidade de Leiria (1h30) Patrícia Oliveira l Agrupamento Escolas Marrazes Catarina Afonso l Centro Saúde Dr. Arnaldo Sampaio Lisete Cordeiro l Inpulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário Ana Soledade e Célia Rodrigues l Câmara Municipal de Leiria Catarina Tomás l Instituto Politécnico de Leiria Moderadora l Ana Querido l Instituto Politécnico de Leiria Painel 5 | (Mesa Redonda) Arte e Saúde Comunitária (1h30) l Sociedade Artística e Musical dos Pousos l Projeto Manicómio Moderador l Paulo Lameiro l Rede Cultura

Metodologias

Painéis e mesas redondas.

Avaliação

Frequência da totalidade das horas de formação.

Modelo

Questionário online.

Anexo(s)

Cartaz completo

Observações

Patrícia Alexandra Fonseca Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-04-2022 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 30-04-2022
Fim: 30-04-2022
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-145/2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Centro de Diálogo Intercultural Leiria - Igreja Misericórdia