O Ciclismo vai à Escola turma 01
Apresentação
Esta ação de formação pretende dotar os docentes envolvidos no Programa Leiriabike de ferramentas que lhes permitam implementar o projeto com sucesso. Andar de bicicleta, por se tratar de uma atividade que pode ser praticada de forma autónoma e que simultaneamente tem um enorme valor instrumental, ecológico e económico, é uma competência que pode e deve ser adquirida, como garante da promoção de um estilo de vida ativo e de uma consciência ambiental e cívica. Portanto durante a escolaridade obrigatória, aproveitando o período crítico para a aprendizagem devemos garantir esta competência. Assim poderemos contrariar o crescente número de alunos nos estabelecimentos escolares em Portugal que não domina o padrão motor “andar de bicicleta”, bem como um aumento da incidência de patologias como a obesidade infantil e sedentarismo, o que exige de forma premente a implementação de práticas preventivas que garantam ao indivíduo a adoção de um estilo de vida ativo, fator promotor da saúde e bem-estar. Pretende-se com este projeto estimular a mobilidade ativa com deslocações que não impliquem modos de transporte motorizados, ou seja que se realizem com recurso apenas à própria energia. Serão uma mais valia económica, social e ambiental conseguindo-se reduzir a ocupação de espaços, o impacto na via pública e a emissão de gases para a atmosfera. Esta conquista das competências pelos alunos – saber andar de bicicleta, saber andar de bicicletas em contextos controlados e saber andar de bicicleta em contextos urbanos e em estrada deve ser progressiva, controlada e segura.
Destinatários
Professores do grupo 110 do 1º Ciclo do Ensino Básico, Professores dos grupos 260 e 620; Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 110 do 1º Ciclo do Ensino Básico, Professores dos grupos 260 e 620; Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Objetivos Estratégicos: ▪ Tornar mais acessível e abrangente a prática do ciclismo, com qualidade e segurança. ▪ Formar para a prática desportiva, recreativa e quotidiana com a utilização da bicicleta. Objetivos Operacionais: ▪ Potenciar e promover a utilização da bicicleta. ▪ Aumentar o nível de bem-estar da comunidade escolar. ▪ Promover estilos de vida saudável e a ética na prática desportiva. ▪ Potenciar o uso responsável da bicicleta no quotidiano, promovendo a segurança e a cidadania rodoviária. ▪ Promover a maior participação possível das crianças e dos jovens em idade escolar. ▪ Integrar alunos abrangidos pelo Decreto-Lei nº. 54/2018 de 6 de julho, sobre educação inclusiva. ▪ Identificar, compilar e disseminar boas práticas. ▪ Promover os valores e atividades do Desporto Escolar e das iniciativas da FPC.
Conteúdos
▪ O “Programa Nacional de Ciclismo para Todos”; ▪ O projeto “O Ciclismo vai à Escola / Academia do Ciclista” modelo de implementação; ▪ A “Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável – ENMAC 2020-2030” (dimensões estratégicas deste projeto); ▪ “Saber andar de bicicleta” - propostas pedagógicas para ensinar o padrão motor, as técnicas e habilidades; ▪ Os recursos materiais, a manutenção e reparações; ▪ Propostas de exercícios, categorizados por nível de aprendizagem e pelo “peso” de cada uma das técnicas; ▪ Educação Rodoviária: abordagem centrada nos utilizadores da bicicleta; ▪ Educação para a Cidadania: sugestões de trabalho para a inclusão do projeto; ▪ O Ciclismo Adaptado: enquadramento conceptual do desporto adaptado, a vertente paraciclismo do subsistema federado e as possibilidades de introdução do ciclismo adaptado no subsistema educativo. ▪ Aplicação teórico-prática de conhecimentos adquiridos sobre o projeto.
Metodologias
Parte Teórica (2 horas) ▪ Apresentação breve do Programa Nacional de Ciclismo para Todos; ▪ Resenha histórica do projeto “O Ciclismo vai à Escola”; ▪ Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável – ENMAC 2020-2030 (dimensões estratégicas deste projeto); ▪ As competências para andar de bicicleta incluindo as técnicas e habilidades; ▪ Modelo de implementação do projeto (inquéritos, gincanas, fichas de registo, etc.); ▪ Apresentação das gincanas de despiste/avaliação – Nível 1 e 2; ▪ Propostas pedagógicas para ensinar o padrão motor “saber andar de bicicleta”; ▪ A implementação do projeto: estratégias para operacionalizar uma sessão/aula; ▪ Os recursos materiais, manutenção e reparações; ▪ Propostas de exercícios, categorizados por nível de aprendizagem e pelo “peso” de cada uma das técnicas; ▪ Educação Rodoviária: abordagem para utilizadores da bicicleta; ▪ Educação para a Cidadania: sugestões de trabalho para a inclusão do projeto; ▪ O Ciclismo Adaptado: enquadramento conceptual do desporto adaptado, a vertente do paraciclismo no subsistema federado e as possibilidades de introdução do ciclismo adaptado no subsistema educativo. Parte Teórico-Prática (2 horas) ▪ Os recursos materiais utilizados: breve apresentação; ▪ Propostas pedagógicas para ensinar o padrão motor “saber andar de bicicleta”; ▪ Os grandes grupos de técnicas- equilíbrio, condução e propulsão; ▪ Apresentação das gincanas de despiste/avaliação – Nível 1 e 2; ▪ Realização das gincanas de despiste/avaliação – Saber andar de bicicleta; ▪ Realização de exercícios para diferentes níveis de aprendizagem; ▪ Análise da realização das gincanas de despiste/avaliação; ▪ Avaliação recíproca dos formandos utilizando os recursos pedagógicos disponibilizados.
Avaliação
Não aplicável. A certificação implica a presença na totalidade das horas de formação.
Modelo
Questionário de satisfação online
Observações
Hélder Fernandes Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-05-2022 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |