Design Thinking turma 01
Apresentação
A capacidade de inovar e encontrar soluções criativas é também uma prioridade no contexto escolar, principalmente numa altura em que o mundo evolui a uma grande velocidade, o que exige uma boa capacidade de adaptação e reinvenção. Para que a Escola seja um centro de progresso da sociedade, é preciso que consiga acompanhar os desafios atuais e apoiar a perspetivar e antecipar os desafios do futuro. O Design Thinking é uma metodologia inovadora que surge inicialmente no mundo das empresas, mas que tem vindo ao longo dos últimos anos a ser aplicada noutros contextos organizacionais e também em contextos pedagógicos. Esta é uma metodologia coletiva e colaborativa que pretende estimular o pensamento criativo, através de uma abordagem que orienta a geração e organização de ideias para fazer face a problemas. Em concreto, a abordagem do Design Thinking apoia a gerar ideias de forma simples e criativa, com base na construção e comunicação coletiva. Este processo é conduzido através de elementos visuais, que organizam o pensamento, sintetizando informações e tornando o processo mais leve, mais criativo e lúdico. Assim, torna-se essencial trabalhar com os docentes metodologias que os ajudem aplicar em contexto escolar, tanto na comunidade escolar no seu todo como em sala de aula como os alunos, abordagens como a do Design Thinking. Desta forma espera-se criar melhores condições para maximizar a geração de ideias que possam servir de soluções práticas, mas também promover este processo de pensamento criativo nos alunos e restante comunidade educativa para ser aplicado em múltiplos contextos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Capacitar os formandos no âmbito de processos pensamento criativo; • Identificar a origem do Desing Thinking; • Reconhecer a importância e conexão com outras metodologias; • Reconhecer a aplicabilidade nos diversos contextos.
Conteúdos
• Importância da criatividade no contexto escolar; • Apresentação do processo e fases do design thinking (Empatia, Definição, Ideação, Prototipagem, Teste); • Apresentação das principais ferramentas do design thinking.
Metodologias
Sessão teórico-prática.
Avaliação
Frequência da totalidade da formação.
Modelo
Questionário online.
Formador
Alexandre Jorge Alves Anastácio de Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-02-2022 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |