Avaliação pedagógica: construindo aprendizagens em sala de aula e a distância turma T1
Apresentação
Desde a Lei de Bases do Sistema Educativo de 1986, a avaliação formativa assumiu um papel central no quadro legislativo da Educação em Portugal, sendo assumida como uma prioridade nas políticas educativas, com reflexos nos mais variados Projetos e Programas para a promoção do sucesso escolar, a partir dos meados da segunda década do século XXI, que vieram acompanhados por normativos promotores de mudanças nas práticas de ensino dos professores e direcionados para uma aprendizagem de todos os alunos por meio do acesso e gestão flexível do currículo. Neste contexto, o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, projeta a gestão do currículo assente num dos princípios orientadores: a “afirmação da avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens”. A operacionalização da avaliação das aprendizagens constitui-se como parte integrante do ensino e da aprendizagem para melhoria sistemática, permanente e contínua do processo de intervenção pedagógica do professor na sala de aula ou no ensino a distância, contexto em que o desafio se torna ainda maior. Assim, importa que os professores se apropriem destas mudanças aquando da planificação, execução e reflexão acerca de processos de avaliação das aprendizagens dos seus alunos. Para isso, esta Oficina de Formação tem como vista a difusão de conhecimentos e elaboração de instrumentos de operacionalização e monitorização de processos de avaliação das aprendizagens, através da construção de materiais de apoio às dinâmicas de avaliação formativa, feedback e envolvimento dos alunos, critérios de avaliação/rubricas e processos de recolha de informação em contexto de sala de aula ou a distância.
Destinatários
Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Desenvolver conhecimentos e competências no domínio da avaliação pedagógica de acordo com o atual quadro conceptual; - Aprofundar a consecução do previsto na legislação, em práticas de avaliação pedagógica desenvolvidas pelos docentes em contexto de sala de aula ou a distância, orientadas de acordo com o definido nas Aprendizagens Essenciais e no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Desenvolver técnicas ativas de avaliação formativa e respetivos recursos educativos inovadores adaptados ao contexto educativo específico, criando momentos de experimentação e análise dos mesmos para os reformular e melhorar; - Promover competências de planeamento, desenvolvimento e reflexão crítica sobre as potencialidades das práticas de avaliação formativa em prol do sucesso das aprendizagens; - Desenvolver competências nos docentes por forma a promoverem a autorregulação das aprendizagens dos seus alunos em contexto de sala de aula ou a distância por meio da avaliação pedagógica; - Proporcionar práticas de trabalho colaborativo e de cooperação entre docentes no desenvolvimento de recursos educativos de suporte à avaliação pedagógica.
Conteúdos
1. Natureza, fundamentos e princípios da Avaliação Pedagógica: Avaliação Formativa vs Avaliação Sumativa (4h00) 2. Enquadramento legal e curricular sobre avaliação (2h00); 3. A avaliação centrada nas aprendizagens: Critérios de Avaliação e Rubricas (4h00); 4. Papel dos alunos na avaliação formativa (3h00); 5. A avaliação como recolha de informação (3h00); 6. Autorregulação das aprendizagens: a natureza e distribuição de feedback por alunos e professores (4h00); 7. Planificação, conceção e reflexão sobre o desenvolvimento de processos de avaliação pedagógica nas respetivas turmas dos formandos na modalidade presencial ou a distância (5h00).
Metodologias
- Apresentação dos conteúdos e exploração dos mesmos, através da discussão de literatura em grupos (textos de apoio e referências de leitura obrigatória previamente facultados) e da realização de exercícios práticos de aplicação de conhecimentos decorrentes da leitura e da experiência dos participantes; - Construção de instrumentos e discussão de estratégias para a sua aplicação na sala de aula; - Descrição e análise da implementação dos instrumentos construídos e estratégias relativas às experiências em contexto real de aprendizagem, para melhoria das práticas pedagógicas. TRABALHOS A REALIZAR PELOS FORMANDOS 1. Planificação de intervenções pedagógicas numa turma (Trabalho em grupo); 2. Construção de materiais a aplicar em turma e respetiva reflexão (Trabalho em grupo); 3. Elaborar recomendações para Direção do respetivo agrupamento relativamente ao Projeto de Intervenção MAIA (Trabalho em grupo); 4. Relatório final da Oficina de Formação (Trabalho individual).
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. Dimensões a avaliar: i) Participação na ação (contributos e trabalho contínuo realizado ao longo das sessões presenciais); ii) Trabalho escrito individual final (qualidade dos recursos educativos produzidos, da descrição das práticas pedagógicas desenvolvidas com os alunos na modalidade presencial ou a distância e da reflexão produzida). Creditação final de acordo com o regulamento da modalidade. A certificação da Ação será efetuada de acordo com a legislação em vigor.
Bibliografia
NOTA: Ao abrigo do n.º 5, do art.º 3.º, do Despacho n.º 2053/2021, de 24 de fevereiro, que procede à 2.ª alteração do Despacho n.º 779/2019, de 8 de janeiro, a presente ação de formação pode ser excecionalmente considerada “como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”
Formador
Nelson Cândido Pedrosa Marques Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-02-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 10-02-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 17-02-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 03-03-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 17-03-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 31-03-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 21-04-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 03-05-2022 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |