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Avaliação Pedagógica: fazer aprender por meio de rubricas turma Turma 3_Dia16

Apresentação

A emergência que a avaliação pedagógica tem vindo a assumir no nosso país, fruto das mais recentes políticas educativas, tem levado as escolas a focarem os processos de reflexão em torno da sua mais eficiente operacionalização. Neste contexto, surge a necessidade das escolas criarem espaços de reflexão ideológica, de acerto de procedimentos entre os professores com vista à melhoria do processo de recolha de informações acerca das aprendizagens realizadas pelos alunos para posterior feedback. Os critérios de avaliação, criados segundo uma interpretação inteligente do definido no Perfil do Aluno à Saída da escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais, organizados em rubricas têm-se constituído como um processo adotado em muitas escolas, entre as quais, as do CFAELeiriMar, e por isso, torna-se necessário a sua apropriação pelo maior número de docentes e um aprofundamento das suas múltiplas dimensões no processo de avaliação pedagógica.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir acerca da criação de critérios de avaliação com base nos documentos curriculares - Conhecer as características, tipologias e finalidades das rubricas para efeitos de avaliação das aprendizagens - Refletir acerca das potencialidades do uso de rubricas para organizar um sistema de avaliação formativa e um sistema de classificação

Conteúdos

1. Definição de critérios de avaliação 1.1 Características 1.2 Desafios na sua definição 2. As Rubricas na avaliação pedagógica 2.1 Tipologias e finalidades 2.2 Sistema de avaliação vs sistema de classificação 2.3 Classificar com apoio de rubricas

Formador

Nelson Cândido Pedrosa Marques Cardoso

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-02-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 16-02-2022
Fim: 16-02-2022
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-128/2021
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Plataforma Zoom