A abordagem do Atletismo Jogado em contexto escolar turma 01
Apresentação
A abordagem da Educação Física nas escolas torna-se cada vez mais importante, sobretudo no contexto atual, em que a realidade tecnológica predomina. Neste sentido, devemos tentar cada vez mais apresentar atividades que sejam atrativas para os jovens, para que estes fiquem mais motivados para as experienciar. Em alguns contextos, o Atletismo é uma modalidade que é vista como aborrecida, comummente descrita como sendo “só correr”. Torna-se fundamental alterar este paradigma, aproveitando a panóplia de estímulos bastante diversificada que a modalidade tem para oferecer aos jovens, indo ao encontro do desenvolvimento dos padrões motores básicos (correr, saltar, lançar, …), aliando-se ainda a vertente lúdica e do jogo numa perspetiva coletiva.
Destinatários
Professores dos grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620.Para efeitos de aplicação do artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620 .
Objetivos
- Demonstrar a necessidade de mudança de paradigma na abordagem da modalidade na escola; - Dar a conhecer aos Professores uma nova perspetiva do ensino do atletismo, através do jogo; - Apresentar progressões técnico-pedagógicas no ensino dos fundamentos do Atletismo.
Conteúdos
A abordagem do Atletismo Jogado em contexto escolar; Propostas de atividades - Kid´s Athletics; Propostas de atividades - Abordagem prática.
Metodologias
Teórico-prática.
Formador
Nataniel António Oliveira Lopes
Daniela da Silva Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-11-2021 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 20-11-2021 (Sábado) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |