Avaliação Pedagógica: o que pretender ser, qual o papel dos intervenientes e que sistema de avaliação e de classificação? turma 1
Apresentação
Nos últimos anos, fruto das recentes políticas educativas, a avaliação pedagógica tem vindo a assumir um foco central levando as escolas procurarem desenvolver processos de reflexão em torno da sua mais eficiente operacionalização. Neste contexto, as escolas têm procurado criar momentos de reflexão ideológica, de concertação procedimental entre os professores com vista à melhoria do processo de recolha de informações acerca das aprendizagens realizadas pelos alunos para posterior feedback. Para que as escolas possam aprofundar este processo, necessitam que o maior número de docentes possa aprofundar as dimensões do processo de avaliação pedagógica.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
- Clarificar conceitos associados à avaliação pedagógica - Conhecer o papel dos professores e alunos na avaliação pedagógica - Refletir sobre sistema de avaliação e de classificação
Conteúdos
1. A avaliação pedagógica: conceitos e dimensões a) Avaliação formativa b) Avaliação Sumativa c) Avaliação Sumativa com efeitos classificatórios 2. Papel dos professores e alunos na Avaliação Pedagógica a) Processos de recolha de informação: papel do professor e dos alunos b) Impacto da informação recolhida para professores e alunos 3. Sistema de Avaliação e de Classificação a) Critérios de avaliação e rubricas b) Criação de um Sistema de Avaliação e de um Sistema de Classificação
Observações
A ação insere-se no âmbito do apoio ao desenvolvimento dos Projetos de Intervenção MAIA para a Avaliação Pedagógica elaborados pelas escolas/agrupamentos.
Formador
Nelson Cândido Pedrosa Marques Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-11-2021 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |