162

Desenvolvimento Digital: Ações de intervenção e operacionalização na escola turma 1A_AEMGPoente

Apresentação

O enriquecimento do quadro legal em vigor tem sido fértil na profusão ideológica de uma Escola pública humanista, integradora e produtora cultural com o imperativo de sucesso para todos os alunos. O ambiente digital emerge como mais um fator promotor de aprendizagens para todos. O Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, prevê que cada escola desenvolva um programa para a transformação digital das escolas traduzido na elaboração de um Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE). O desenvolvimento deste plano é suportado, entre outros fatores, pelo aprofundamento de competências digitais dos docentes no processo de ensino/aprendizagem. Interessa, pois, que todos os intervenientes no processo educativo, e de um modo particular, os docentes, se apropriem das dimensões e ações previstas no PADDE da respetiva escola.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores de todos os grupos de recrutamento

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores de todos os grupos de recrutamento. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Reflexão sobre as recentes políticas educativas e impactos nos papéis dos diferentes intervenientes da comunidade educativa - Reconhecimento da necessidade de integração de processos de cariz digital nas práticas pedagógicas - Conhecer as linhas de intervenção para a escola/agrupamento desenhadas no âmbito do PADDE

Conteúdos

1. Políticas educativas do século XXI 1.1 Enquadramento legal em vigor 1.2 Papel das escolas, dos professores e dos alunos 2. Programa de Digitalização para as Escolas 2.1 Âmbito e objetivos 2.2 Capacitação digital de docentes 3. Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) 3.1 Apresentação do PADDE da escola/agrupamento

Formador

Nelson Cândido Pedrosa Marques Cardoso

João José Baião de Jesus Peres

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-10-2021 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Online síncrona
Início: 20-10-2021
Fim: 20-10-2021
Acreditação: LEIRIMAR-ACD 124/2021
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Plataforma Zoom