I Congresso Internacional Ambiente e Sustentabilidade – “O Litoral e os desafios do futuro” turma 1 - Presencial
Apresentação
O Programa do XXI Governo Constitucional refere a Educação como meio de valorização da cidadania democrática, salientando a sua importância para a melhoria da qualidade das aprendizagens e do sucesso educativo dos alunos. Também o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória reforça o papel da escola na formação para o exercício da cidadania e para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), é proposta uma nova componente curricular nos ensinos básico e secundário: Cidadania e Desenvolvimento, sendo o domínio da Educação Ambiental obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade. Por outro lado, a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA) visa educar para a Sustentabilidade e para uma Cidadania Interveniente, propondo que se trabalhem temas como o Ordenamento do Território, o Mar e Litoral, a Água, a Natureza e Biodiversidade e a Paisagem. A riqueza e diversidade do património paisagístico, geológico e biológico do litoral remetem para a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o mesmo, contribuindo para a sua recuperação e preservação, bem como para a aquisição de comportamentos cívica e ambientalmente mais sustentáveis.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
1. Consolidar a cultura de cooperação entre a Escola e outras entidades parceiras para proporcionar uma apropriação mútua das oportunidades e desafios ambientais existentes; 2. Aceder a quadros teóricos que enquadrem as diferentes temáticas propostas, bem como a estudos realizados no âmbito da Educação Ambiental; 3. Conhecer estratégias e metodologias inovadoras de abordagem e intervenção no âmbito da temática do ambiente e sustentabilidade para operacionalizar alguns objetivos da ENEC e da ENEA; 4. Contribuir para uma abordagem às problemáticas cívicas e ambientais numa perspetiva inter, multi e transdisciplinar; 5. Mobilizar a comunidade educativa para a importância dos temas em questão, mediante discussão e trocas de experiências entre os diversos agentes ligados à Educação Ambiental; 6. Divulgar trabalhos, projetos e iniciativas que possam constituir-se como boas práticas, favorecendo a criação de uma cidadania mais ativa nos alunos.
Conteúdos
Jornada 1 (7h30) Receção dos formandos e sessão de abertura | 1h00 Apresentação da temática, dos objetivos e metodologia do Congresso. PAINEL 1 | 3h00 – O Litoral e os desafios do futuro - Conferências principais Conferências sobre: O(s) litoral(is) e sua caracterização; A emergência climática, o litoral e os desafios do futuro; O Litoral, o Ambiente e a Sustentabilidade. PAINEL 2 | 3h30 - Apresentação de Trabalhos – Projetos de Educação Cívica e Ambiental: Mostra de práticas de projetos de intervenção sobre ambiente e sustentabilidade centrados no litoral regional, nacional e internacional. Jornada 2 (8h30) PAINEL 3 | 2h00 – A Educação Ambiental e o Litoral – Conferências principais: Conferências sobre Educação ambiental e litoral nos vários países participantes. PAINEL 4 | 2h00 – - Apresentação de Trabalhos – Projetos de Educação Cívica e Ambiental: O relacionamento humano com o ambiente em geral, e o litoral em particular, e as respostas educativas: Educação Cívica e Ambiental; Projetos e iniciativas educativas de minimização da emergência climática e dos seus impactes no litoral. SAÍDA DE CAMPO | 3h00 – saída de campo com destaque para o litoral da Marinha Grande e concelhos limítrofes. PAINEL 5 | 1H30 – Encerramento Conferência Principal: Conferência de encerramento a realizar pela Professora Doutora Luísa Schmidt, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Cerimónia de encerramento. Jornada 3 (2h00) (Restrita a formadores e formandos) Avaliação e conclusões |2h00 Apresentação de trabalhos e realização da avaliação da ação. O evento conta com um conjunto vasto de parceiros, designadamente, a APA (Agência Portuguesa do Ambiente), a Direção Geral do Ambiente, a Universidade do Algarve, Universidade de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a Universidade Regional de Blumenau (Brasil), a OIKOS – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria e a Câmara Municipal da Marinha Grande. Conta ainda com a colaboração da Mestre Karélia Costa, bióloga (Angola).
Metodologias
Esta ação de formação engloba diversas metodologias e será organizada em 3 sessões com duração final de 18 horas. No início da primeira sessão, na sessão de abertura serão apresentados os objetivos e metodologias, do evento (1h00). Os painéis de formação 1, 2, 3, 4 e 5 (15h00) serão organizados de modo a que os formandos participem em sessões plenárias; a saída de campo visa proporcionar o contacto com a realidade litoral do concelho da Marinha Grande e concelhos limítrofes. A sessão final (2h00) realiza-se, no final da ação, para a apresentação e debate de conclusões, bem como a avaliação da Ação. As sessões serão essencialmente teórico-práticas, sendo utilizados os métodos: expositivo, interrogativo e ativo, abrangendo, entre outras, as seguintes metodologias específicas: (1) Dinâmica de Grupo; (2) Debate; (3) Exposição Oral; (4) Trabalho colaborativo; (5) Trabalho Individual; (6) Tentativa e Descoberta; (7) Interação; (8) Análise de dados.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A avaliação será baseada nos dois itens seguintes: • Participação e contributos dos docentes durante o Congresso. • Um relatório de reflexão individual, a enviar até 15 dias após o término da formação, com um máximo de 3 páginas, sobre o percurso e as experiências de enriquecimento profissional desenvolvidas ao longo da participação no Congresso, integrando uma análise reflexiva que envolva, pelo menos, uma das comunicações apresentadas. Creditação final de acordo com o regulamento da modalidade. A certificação da Ação será efetuada de acordo com a legislação em vigor.
Observações
Mário Acácio Borges de Melo Correia de Oliveira, Nuno Manuel Santos Carvalho e Olga Maria Assunção Pinto dos Santos
Formador
Olga Maria Pedroso Morouço
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-09-2021 (Quinta-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online síncrona |
2 | 17-09-2021 (Sexta-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
3 | 17-09-2021 (Sexta-feira) | 14:30 - 19:00 | 4:30 | Presencial |
4 | 18-09-2021 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 23-09-2021 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 06-10-2021 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |