515

Interculturalidade, mentoria e inclusão turma T1

Apresentação

Com base nos Decretos-leis n.ºs 54 e 55/2018, e após cinco anos de ações para a sua implementação, importa fazer um ponto da situação que sirva para refletir no que tem sido feito e o que ainda tem que ser desenvolvido ou melhorado. A partilha de sucessos e constrangimentos, práticas e ideias que têm surgido por este país devem contribuir para um Plano de Melhoria que sirva a todos, nos seus diversos ritmos de apropriação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Incentivar os formandos a conhecer os conceitos de identidade e pertença, cultura(s), pluralismo e diversidade cultural; • Compreender causas e formas de discriminação, racismo e xenofobia para se promover o diálogo intercultural (incluindo inter-religioso) e o fenómeno de globalização e a sua relação com migrações, etnicidade e inclusão; • Promover a adequação das necessidades e potencialidades de cada aluno e a garantia das condições da sua realização plena, promovendo a equidade e a igualdade de oportunidades no acesso ao currículo, na frequência e na progressão ao longo da escolaridade obrigatória nas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Conteúdos

Abordar a importância da Interculturalidade no currículo nacional, suas dinâmicas de ação nas Escolas, da educação pré-escolar ao ensino secundário, reconhecendo e valorizando a diversidade enquanto oportunidade para aprendizagem e respeito mútuos em benefício de e para todos, estabelecendo pontes de entendimento, diálogo e cooperação fundadas em processos de co construção democrática adequados à transformação da comunidade educativa como um todo. O que é mentoria e como funciona na prática. A mentoria como vantagem e oportunidade para professores e alunos e como tirar o melhor da relação entre mentor e mentorado. O conceito de inclusão como capacidade de entender e reconhecer o outro que é diferente em um ou vários aspectos, respeitando suas pluralidades e o integrando no ambiente. A inclusão criando espaços saudáveis para pessoas com aspectos diferentes do seu, aceitando e lidando com as diferenças, adaptando o ambiente para que todos que estejam presentes sejam respeitados e consigam conviver independentemente das suas singularidades.

Metodologias

Diversas

Avaliação

A certificação implica o registo de assiduidade e a frequência da totalidade da ação de formação.

Modelo

Questionário de satisfação online

Observações

Formadores: Marisa Carvalho Neil Mason

Início: 08-05-2024
Fim: 08-05-2024
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-204/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo

INSCREVER-ME