503

Plano Nacional das Artes: Indisciplinar a escola turma 01

Apresentação

Esta ação de formação de 3 horas tem o propósito de dar a conhecer a todos os docentes do Agrupamento a visão, missão, premissas, valores, objetivos e Plano de Ação Estratégica do Plano Nacional das Artes, debruçando-nos mais no Eixo – Educação e Acesso -Indisciplinar a escola e nas metodologias para a criação de um Projeto Cultural de Escola (PNA) e compreender que este pode funcionar como um instrumento estruturador, para que as escolas sejam polos culturais, desenvolvendo as questões do património e das artes, para uma cidadania ativa. Neste sentido, a presente formação mobiliza e articula competências interculturais e transdisciplinares com o objetivo de aumentar os territórios artísticos e culturais em cada escola. Deseja-se que os professores criem percursos de descoberta, de novação, acreditando que a escola e através da escola, as artes e as culturas são agentes de difusão de saberes e as referências de uma comunidade. Para tal, pretende-se que os professores compreendam e aprofundem a necessidade de realizar, nos seus contextos escolares, ações sequenciadas e estruturadas que valorizem as culturas locais e globais para a construção da sua identidade, contribuindo para o desenvolvimento das competências enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Explicitar o que é o Plano Nacional das Artes: visão, missão, quem somos, premissas e valores, objetivos, princípios estratégicos, plano de ação estratégica; -Explicitar a importância das artes e da educação na vida das comunidades e dos cidadãos; -Consciencializar para o valor do património cultural como fator de coesão e de pertença, e para as artes como promotoras da formação integral do cidadão; - Desenvolver estratégias de intervenção colaborativas, para o desenvolvimento integral dos alunos e de toda a comunidade, contribuindo para a construção de uma cidadania cultural ativa; - Refletir sobre a participação de entidades artísticas, culturais, sociais, municipais, do território, no contexto escolar; -Fomentar a colaboração entre agentes artísticos, a comunidade educativa e outros intervenientes, de forma a desenhar estratégias de ensino e aprendizagem que promovam um currículo integrador, sem muros entre a escola e a sua envolvente.

Conteúdos

Plano Nacional das Artes: constituição portuguesa; arte e Educação; visão, missão, premissas e valores (cultura e mediação, arte e vida, múltiplas linguagens e inclusão…); objetivos; princípios estratégicos; Plano de ação estratégica (eixos, programas e medidas): Eixo A- Política Cultural Eixo B- Capacitação Eixo C- Educação e Acesso (indisciplinar a escola) O que pode, então a arte e a cultura? As artes, as culturas e os patrimónios na identidade dos contextos educativos. Intervenção de um mediador cultural.

Metodologias

Teórico-prática.

Avaliação

Frequência da totalidade da formação.

Modelo

Questionário online.

Formador

Dina Maria de Oliveira Soares

Início: 10-04-2024
Fim: 10-04-2024
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-214/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Pinhal do Rei - Marinha Grande