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Caminhos nas Artes e na Interculturalidade - As Cores que Partilhamos turma 01

Apresentação

Esta ACD surge decorrente do Congresso Tecer Comunidades, que procurará refletir as questões da interculturalidade, identidades e inclusão,nos territórios em particular os educativos, por intermédio das expressões artísticas. Reforçando a pertinência da sinalização do dia 21 de Março instituido pela ONU como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e da Semana da Interculturalidade que decorrerá em 2024, de 8 a 14 de abril, procurar-se-á refletir sobre as temáticas da interculturalidade, identidade, respeito pela diversidade e dissençao, com base em expressões artísticas conexas com o tema. Procurando contribuir com pistas para o espoletar de projetos de co-criação com base nas artes e que promovam o diálogo igualitário e o respeito pelas identidades individuais e coletivas

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

5. Refletir sobre as temáticas da interculturalidade e sobre as mais valias das sociedades plurais 6. Estimular o desenvolvimento de projetos de co-criação promotores do respeito pelas diferenças e identidades de cada pessoa, com base nas expressões artísticas 7. Sugerir reflexão em torno dos temas que promovem a diversidade de cada pessoa, nas suas especificidades 8. Abordar e dar a conhecer expressões artísticas que incitam a participação e o diálogo nas temáticas da inclusão, direitos humanos, participação

Conteúdos

1. Identidade ou identidades 2. Multiculturalismo, multiculturalidade e interculturalidade 3. Reflexão em torno das temáticas do preconceito/inclusão/exclusão em diversos contextos sociais e educacionais 4. Projetos participativos com base nas artes ( em particular nos contextos da educação). Artivismo 5. Propostas e linhas de orientação para a ação e para o desenvolvimento de projetos em contexto da educação.

Metodologias

Teórico-prática.

Avaliação

Frequência da totalidade da formação e registo da assiduidade obrigatório.

Modelo

Questionário online.

Formador

Patrícia Filipa Ribeiro Martins

Início: 09-04-2024
Fim: 09-04-2024
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-211/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Plataforma de videoconferência